Estudantes de Psicologia da Univates visitam locais com foco em saúde mental

Postado as 31/05/2019 08:18:23

Por Priscila Pavan Detoni/Curso de Psicologia

Liciane Diehl

Na última terça-feira, dia 28, três turmas de disciplinas do curso de Psicologia da Univates visitaram o Hospital Psiquiátrico São Pedro e a Geração POA, ambos de Porto Alegre. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer espaços da Capital que realizam trabalhos de políticas públicas e saúde mental para pessoas com doenças mentais.

Por muitos anos, a atenção em saúde mental esteve centrada nos manicômios e hospitais psiquiátricos. Nesses locais, o que acontece geralmente é que os internados perdem suas referências de vida, são excluídos do convívio familiar, do trabalho e da cidade onde vivem, alguns dos direitos humanos básicos. Por conta disso, no curso de Psicologia da Univates os alunos são incentivados ao tratamento de pessoas com problemas de saúde mental a partir da liberdade.

A Reforma Psiquiátrica, implantada em 1992 no Rio Grande do Sul e em 2001 no Brasil, é conquista da Reforma Sanitária e de movimentos sociais. Possibilitou que antigos hospícios, como o Hospital São Pedro, fossem substituídos por uma rede de serviços comunitários, mudando a lógica manicomial. Dessa forma foram introduzidos serviços em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), residenciais terapêuticos, centros de convivência e ações de saúde mental na atenção básica.

O modelo assistencial defendido pela Reforma Psiquiátrica não pretende acabar com o tratamento clínico dos transtornos mentais, mas eliminar a prática da internação em hospitais exclusivamente psiquiátricos.

A visita

Katia Salete Barfknecht

No hospital, os acadêmicos visitaram oficinas de criatividade e exposições. Depois os alunos se dirigiram à Geração POA - Oficina Saúde e Trabalho. O local integra a Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde e promove ações em saúde, educação e cultura voltadas a usuários com doença mental, para estimulá-los nas trocas sociais e no desenvolvimento de atividades, como corte e costura e carpintaria. O trabalho realizado nesse espaço é vendido em diversos lugares culturais de Porto Alegre.

No curso de Psicologia da Instituição, busca-se debater na abordagem das aulas as lutas contra os retrocessos na política de saúde mental, defendendo a construção de uma rede de cuidado que promova, sobretudo, a cidadania e a garantia de direitos humanos.

Opção no Vestibular

O curso de Psicologia da Univates está recebendo inscrições no Vestibular. No total, são 36 opções de cursos de graduação presenciais e 17 a distância (EAD). É possível ingressar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado em um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos – presenciais ou a distância – é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates.

As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas aqui. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.