Ação de prevenção sensibiliza população no Dia de Combate ao Câncer Bucal

Postado as 31/05/2019 11:20:07

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Nesta sexta-feira, 31, o Centro Clínico e o curso de Odontologia da Univates promoveram, em parceria com a Secretaria de Saúde de Lajeado, ações no Dia de Combate ao Câncer Bucal em frente à Caixa Econômica Federal de Lajeado. Na mesma data também comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco.

Para promover a conscientização da população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de boca e a sobre a importância do autoexame, estudantes da Univates e professores de Odontologia e cirurgiões-dentistas da rede municipal distribuíram material informativo, orientaram sobre a prevenção e realizaram o exame bucal. A ação aconteceu durante todo o dia.

Nicole Morás

Marleci Müller Meyer, moradora de Lajeado, achou ótima a oportunidade de poder fazer a avaliação. “Antigamente não havia todo esse cuidado e eu nem sabia que existia o autoexame, mas agora vou passar a fazer. O que faço de prevenção é cuidar a escovação e usar fio dental regularmente”, disse ela. Marleci diz frequentar o dentista de duas a três vezes por ano. “Como meu dentista é meu irmão, facilita, mas geralmente o procuro quando sinto dor. Também vou colocar aparelho para alinhar os dentes”, finalizou.

Saiba mais

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 surgiram aproximadamente 14,7 mil novos casos de câncer de boca no País. O professor do curso de Odontologia Alessandro Menna Alves ressalta que cerca de 50% dos portadores da doença vão a óbito em até 5 anos após receberem o diagnóstico. “O Rio Grande do Sul, no contexto nacional, é um dos estados com maior prevalência desse tipo de câncer, associado principalmente ao uso de tabaco. Além disso, é preocupante no Vale do Taquari a alta exposição à radiação solar e sua ligação com o câncer de lábio e de pele”, afirma ele.

Ação no campus

Nicole Morás

Na última quarta-feira, 29 de maio, a ação de prevenção foi realizada pelos alunos do curso Técnico em Auxiliar de Saúde Bucal no campus da Univates. Segundo a coordenadora do curso técnico, Fabiana Sbaraini Freitag, o melhor remédio para evitar o surgimento do câncer de boca ainda é a prevenção. “Queremos que as pessoas compreendam os fatores de risco e o desenvolvimento da doença. Para isso, explicamos como fazer o autoexame da boca e recomendamos, se necessário, visitas ao cirurgião-dentista ou ao médico”, comenta.