Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Intercambistas da Univates proporcionam uma tarde de alegria no Lar de Idosos Tabita

Postado as 05/06/2019 10:45:25

Por Isabel Pavan

Isabel Pavan

Na tarde da última terça-feira, 4, um grupo de intercambistas da Univates realizou visita ao Lar de Idosos Tabita. Durante o encontro, os estudantes conversaram com os residentes e escutaram diversas histórias sobre suas vidas. A ação foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade com o objetivo de integrar o grupo com a comunidade local. “Queremos que eles entendam nossa realidade e se sintam parte da Univates e de tudo o que a cerca”, explica a analista de Relações Internacionais Marina Radavelli.

Emocionada com a visita, a estudante de Design de Moda Vivian Daniela Forero Vargas ressalta que a ação foi reconfortante e, acima de tudo, importante para os idosos.

Isabel Pavan

“A solidão é muito difícil. Não há nada mais bonito para os residentes do que receber alguém que lhes dê atenção. Esta foi uma grande oportunidade de aprender a valorizar as pessoas. Gostaria muito de fazer outra visita antes de ir embora”, comenta a intercambista colombiana.

A enfermeira do Lar Tabita, Liane Dirce Fuchs Relli, reforça que ações de integração com os idosos como esta são importantes. “A partir de um olhar profissional, é muito válida a iniciativa da Univates de trazer grupos de diferentes etnias e culturas para o Lar. A maioria dos idosos que moram aqui nunca conviveu com pessoas que falam outras línguas. As visitas são sempre muito bem-vindas, porque são momentos diferentes que possibilitam conversas, interação e risadas”, esclarece. Segundo Liane, a Universidade também desenvolve ações semanais por meio do projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia. Nesses momentos, além de interações e conversas, também são realizadas atividades de alongamento.

Isabel Pavan


Em 2018, a ação foi realizada na Casa Bom Samaritano e proporcionou um momento de descontração e alegria aos idosos. Marina ressalta que os intercambistas, em suas mais diversas formações, têm muito a contribuir para o bem-estar dos idosos. “Nós entendemos que ações como esta nos aproximam da comunidade e ajudam aqueles que precisam. Com a Feira Gastronômica, além de oferecermos uma experiência diferente aos estudantes da Univates, pudemos ajudar uma instituição da cidade. Consequentemente, várias pessoas saíram beneficiadas”, conclui.

No início do mês de maio, a DRI da Univates doou dois fornos elétricos ao Lar de Idosos Tabita. Os utensílios foram adquiridos com dinheiro arrecadado na Feira Gastronômica, que ocorreu durante a Semana do Intercâmbio, em fevereiro. No evento, organizado pela DRI, foram vendidos lanches típicos de diferentes países. A ação teve como apoiadora a Loja Benoit, que forneceu os eletrodomésticos a preço de fábrica, além de contribuir com a doação de três cobertores para o lar.