Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde realizam a II Mostra de Saúde de Adolescentes e Programa Saúde na Escola

Postado as 05/06/2019 17:34:53

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza, em parceria com a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, nos dias 11, 12 e 13 de junho, a II Mostra de Saúde de Adolescentes e Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que tem como objetivo socializar experiências de promoção de saúde voltadas à infância e adolescência, é direcionado a profissionais da saúde e da educação, estudantes e adolescentes.

A palestra de abertura, intitulada “Adolescência e Protagonismo: desconstruindo tabus na rede de cuidados”, será proferida por Cristine Schüler, professora especialista em Educação em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Preceptoria do Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Hospital Sírio Libanês, além de ter qualificação em Atenção à Saúde do Adolescente pelo Grupo Hospitalar Conceição.

Ana Amélia Ritt

 

Também haverá apresentações de experiências de trabalho com a saúde de adolescentes realizadas pelas equipes de saúde e educação dos municípios da região do Vale do Taquari. Em algumas das experiências há a participação de professores e estudantes da Univates.

Já no dia 13 a grande atração será a peça teatral “40 segundos”, que objetiva promover a reflexão e sensibilização da comunidade em relação a dois dos mais importantes problemas da infância e adolescência na atualidade: o bullying e o sofrimento gerado por essa violência. Fernando Tepasse e o Grupo Go.star do Espaço da Arte de Estrela apresentam, de forma simbólica, vários tipos de agressões, especialmente o bullying virtual. A história se desenrola quando um vídeo é colocado na rede, acabando com a alegria, a paz e os sonhos de uma garota. A peça foi premiada no 25º Festival de Esquetes de Novo Hamburgo.

No mesmo dia, no turno da tarde, os adolescentes das escolas participantes apresentarão de forma livre e criativa como cuidam de sua saúde e quais questões os inquietam na contemporaneidade. Será uma oportunidade de trocas significativas entre eles e também para que os profissionais, estudantes e professores reconheçam as demandas dessa fase do ciclo vital.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas em www.univates.br/sistemas/inscricoes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5069.

PSE na Univates

De acordo com a professora Cássia Medeiros, o Programa Saúde na Escola é um conteúdo trabalhado em várias disciplinas dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e também do Centro de Ciências Médicas (CCM). A participação dos estudantes se dá por meio de aulas práticas e estágios, pois eles estão inseridos nos serviços de saúde da região. “Também estão envolvidos nossos estudantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, tanto na organização do evento, avaliação de trabalhos e mediação das apresentações quanto no envolvimento com algumas das experiências apresentadas. Há experiências inscritas que têm o envolvimento de professores e estudantes dos cursos de Odontologia e Nutrição, juntamente com as equipes de saúde. O evento é uma integração do ensino com os serviços de saúde e educação, dando a oportunidade para nossos estudantes aprenderem com as experiências apresentadas”, afirma.

Programação

11 de junho

8h30min às 9h - Credenciamento - Teatro Univates

9h às 11h30min - Peça teatral “40 segundos” e debate sobre o tema - Teatro Univates

 

 

12 de junho

8h às 8h30min - Credenciamento - Auditório do Prédio 7

8h30min às 10h30min - Palestra Adolescência e Protagonismo: desconstruindo tabus na rede de cuidados - Auditório do Prédio 7

10h30min às 11h50min - Apresentação de experiências regionais com saúde de adolescentes e PSE - comunicação oral - Auditório do Prédio 7

11h50min às 12h30min - Apresentação de experiências regionais com saúde de adolescentes e PSE - pôsteres - Sala 307 do Prédio 7

13h30min às 17h - Continuação das apresentações orais e encerramento com entrega de premiação - Auditório do Prédio 7

 

13 de junho

8h30min às 9h - Credenciamento - Teatro Univates

9h às 11h30min - Peça teatral “40 segundos” e debate sobre o tema - Teatro Univates

 

13h30min às 17h - Apresentações de experiências pelos adolescentes - Auditório do Prédio 7

 

Saiba mais

O Programa Saúde na Escola (PSE) é realizado pelas equipes de saúde e educação  em escolas, portanto são ações intersetoriais e interprofissionais que incentivam o protagonismo dos estudantes no cuidado à sua saúde. Prevê várias atividades de promoção da saúde, como educação em saúde e prevenção de doenças e agravos. O programa foi instituído em 2007 pelo Ministério da Saúde.