Solidariedade: dificuldade é transformada em iniciativa para melhorar outras vidas

Postado as 07/06/2019 08:59:37

Por Laís Pontin Matos

Estudante do quarto semestre do curso de Administração de Empresas da Univates, Cassiano Henicka Cella teve de lidar, durante a infância, com adversidades que não deveriam ser comuns às crianças. Mais ou menos dez anos atrás, a família biológica do menino o entregou aos cuidados de um casal, para que ele pudesse desfrutar de um futuro melhor. “Já havia enfrentado um processo de adoção antes disso, mas, por motivos supérfluos, fui devolvido aos meus pais de sangue”, explica. Novamente as circunstâncias fizeram Cassiano questionar as condições que tornavam sua vida tão injusta.

Quis o destino que a segunda tentativa de adoção de Cassiano fosse bem sucedida. Até hoje ele convive com a mesma família. As cicatrizes de seu passado, entretanto, não são fáceis de serem esquecidas.

Sempre tive uma infância complicada. Meus pais brigavam e eu presenciava agressões, assédios. Passei necessidades, sofri com falta de atenção, cuidado e amor, mas esses fatores serviram de motivação e inspiração para que eu começasse a auxiliar pessoas que enfrentavam situações semelhantes à minha
Cassiano Henicka Cella

Laís Pontin Matos

Em 2018, ao cursar a disciplina Introdução à Gestão na universidade, Cassiano pôde dedicar-se à realização de práticas pedagógicas que consolidaram ainda mais seu espírito solidário.

Divulgação

Ele e mais três colegas coordenaram uma ação social na Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan). “Na ocasião, providenciamos agasalhos para as pessoas e também pintamos um muro a fim de embelezar ainda mais aquele local tão especial”, destaca.

Cella fala sobre os inúmeros benefícios que a disciplina traz, também, aos estudantes que dela participam. “Aprendemos, antes de mais nada, a sermos ativos em nossas organizações, planejando e executando ações pequenas, intraempreendedoras. Ao trabalharmos com mudanças, passamos a compreender realmente o conceito de flexibilidade que organiza as dinâmicas de mercado. É preciso não sossegar, buscar sempre ideias inovadoras e criativas capazes de abrilhantar os cenários empreendedores”, comenta.

Número de projetos sociais realizados já chega a 400

Preocupada em fomentar valores positivos em seus estudantes, a Univates oferece  a eles disciplinas de caráter comunitário, que são importantes tanto para complementar o currículo acadêmico dos graduandos quanto para materializar nos núcleos atendidos as ações de responsabilidade social planejadas em sala de aula. A Instituição disponibiliza algumas opções de cadeiras universitárias voltadas à realização de práticas sociais, como é o caso, por exemplo, da disciplina Empreendedorismo.

Artur Dullius

Em torno de cinco ou seis turmas dessa disciplina são oferecidas, semestralmente, e ministradas por docentes especializados. Segundo o diretor do Centro de Gestão Organizacional, Sandro Nero Faleiro, “dependendo do tamanho das turmas, são desenvolvidos de cinco a doze projetos sociais durante o semestre acadêmico. Assim, temos uma média de 40 intervenções realizadas anualmente. Desde 2004 já foram executados mais de 400 projetos”. Ainda de acordo com o professor, apesar de relativamente pequenas, as intervenções impactam significativamente nas comunidades, contribuindo para a transformação de realidades já existentes.

Ações que acontecem neste semestre

Neste semestre, a disciplina Introdução à Gestão está sendo ministrada pela professora Cristina Marmitt. Ela conta que, por meio da realização de projetos sociais, futuros administradores podem vislumbrar e aplicar funções características da profissão.

Os estudantes aprendem a planejar, organizar, dirigir e controlar”. Ainda conforme a docente, “as organizações visitadas e atendidas pelo Projeto beneficiam-se quando entram em contato com os acadêmicos, pois, com eles, torna-se possível viabilizar a troca de experiências. Além disso, as organizações recebem auxílio em áreas específicas
Cristina Marmitt, professora

Reunidos em diversos grupos, os graduandos matriculados na disciplina ministrada por Cristina desenvolvem ações sociais em sete entidades neste semestre. “Algumas das instituições contempladas são a Slan, a Apama (ONG que presta assistência a animais abandonados) e o Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura, de Teutônia”, relata a docente. Na Slan os estudantes estão empregando esforços para arrecadar brinquedos que, posteriormente, serão destinados às crianças. Na Apama o foco é a arrecadação de ração e casinhas para os cachorros. Já no colégio teutoniense, objetiva-se a arrecadação de jogos educativos, material escolar e livros infantis.

Outras intervenções contemplam o Lar da Menina, em Lajeado, onde serão realizadas doações de roupas e atividades de integração com as crianças. A  Emei Entre Amiguinhos receberá revitalizações em seu pátio. Na Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam), o objetivo é arrecadar fraldas, materiais de higiene pessoal e alimentos. Por fim, na Associação dos Amigos dos Anjos de Quatro Patas, em Imigrante, projetam-se a coleta e a doação de ração para gatos.