Colombianos participam de atividades dos programas de pós-graduação da Univates

Postado as 10/06/2019 16:36:21

Por Natália Bottoni

Natália Bottoni

A partir desta segunda-feira, dia 10, e durante toda a semana, 11 estudantes e professores colombianos realizam atividades nos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates. Vindos da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC), parceira da Instituição desde 2017, eles acompanharão os grupos de pesquisa e compartilharão experiências com os acadêmicos da Universidade.

Natália Bottoni

De acordo com o decano da Faculdade de Ciências da Educação da UPTC, Julio Aldemar Gómez Castañeda, é muito importante uma universidade proporcionar a mobilidade acadêmica, mesmo que seja por um curto período. “O intercâmbio possibilita adquirir visão diferente de conhecimentos e enriquece os pontos de vista dos nossos estudantes de mestrado e doutorado e sua formação como um todo”, garante.

Para a diretora de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, receber os estrangeiros na Univates é muito significativo, porque “conseguimos trabalhar o conceito de internacionalização em casa. Mesmo não saindo do Brasil, os acadêmicos conseguem ter uma visão de como é o ensino em outro país, especialmente nas pesquisas de mestrado e de doutorado em educação. Além disso, nossos alunos podem conviver com culturas, idiomas e ideias diferentes. É um desafio para todos”.

Muito além do estudo, a troca de conhecimentos entre colombianos e brasileiros proporciona ganhos culturais. Alguns alunos da Colômbia estão em casas de famílias da comunidade do Vale do Taquari. As famílias se cadastraram por meio do programa Mi casa, su casa: programa de acolhimento de intercambistas da Univates, que está aberto o ano todo para interessados em receber estrangeiros em suas residências. “A aproximação entre os povos desenvolve a tolerância de aceitar o outro e ensina a conviver apesar das diferenças. O incentivo da Instituição para essas atividades é cada vez maior, afinal elas qualificam os nossos programas possibilitando ações conjuntas”, conclui Viviane.

Com intensa atuação na mobilidade acadêmica internacional para alunos dos cursos de graduação, a Univates busca cada vez mais estar também no campo da pós-graduação, conforme explica Viviane. “O modelo de intercâmbio de curta duração é mais possível para os nossos estudantes, que em sua maioria trabalham durante a semana. Assim eles não precisam deixar seus empregos para terem uma experiência internacional”, esclarece.

Programação da semana

Natália Bottoni

O cronograma de atividades dos colombianos na Univates envolve tour para conhecer os espaços da Instituição, interação com alunos bolsistas do PPGEnsino da Univates, pesquisas na Biblioteca, visita a escolas da região, participação em grupos de pesquisa da Univates e passeio guiado pelos pontos turísticos de Lajeado.

Segundo a coordenadora do PPGEnsino e uma das idealizadoras da programação, professora Ieda Maria Giongo, o objetivo é promover um diálogo entre professores, alunos e bolsistas dos PPGs da Univates com os estudantes da UPTC. “Pelo que já vi, há uma afinidade entre as duas universidades na área de ensino. Garanto que ocorrerão muitas trocas de conhecimento ao longo da semana”, finaliza.