Univates participa de um dos maiores eventos internacionais de educação superior

Postado as 10/06/2019 17:54:49

Por Natália Bottoni

Divulgação

Representando a Univates, a diretora de Relações Internacionais da Instituição, Viviane Bischoff, esteve no 2019 Annual Conference & Expo, o maior evento mundial voltado à educação superior e internacionalização. A Conferência reúne cerca de 10 mil participantes a cada ano de mais de 3,5 mil instituições e organizações de mais de 100 países. Com o tema “Liderança Global, Aprendizagem e Mudança”, o encontro foi sediado em Washington, nos Estados Unidos, entre os dias 27 e 31 de maio.

As discussões do evento priorizaram a reflexão acerca do desenvolvimento de competências de liderança global nos estudantes universitários, relacionadas com a convivência intercultural que ocorre quando se realiza mobilidade acadêmica, seja ela discente ou docente, bem como pela realização de pesquisas conjuntas para desenvolvimento de ideias, processos, produtos, conceitos e teorias.

“A aprendizagem acadêmica adquirida por meio dessa convivência entre estrangeiros fortalece o vínculo entre nações, oportunizando aos envolvidos um conhecimento mais amplo sobre as mesmas temáticas em contextos distintos. A formação do profissional global, que exercerá também uma liderança global no seu futuro profissional, está entre os objetivos das principais universidades mundo afora, e a Univates acompanha essa tendência, entendendo seu processo de internacionalização como uma diretriz estratégica institucional”, afirma Viviane.

Além de participar de palestras e workshops, Viviane participou de reuniões com  representantes de universidades parceiras da Univates e se reuniu com representantes de instituições de países como Inglaterra, Coreia do Sul, Canadá e Espanha. “A novidade para o próximo edital de intercâmbio para os alunos da graduação presencial é que renovamos o convênio com a Universidade de Worcester, da Inglaterra. Esse destino é muito procurado pelos estudantes para mobilidade acadêmica, especialmente para aqueles que procuram opção em países falantes nativos de inglês. Além disso, a Inglaterra destaca-se internacionalmente pela qualidade na oferta educativa”, comenta a profissional.

Para Viviane, a semana proporcionou a troca essencial de experiências na prática da internacionalização de educação superior, “com a possibilidade de trazer novas oportunidades para a nossa comunidade acadêmica, especialmente na área da internacionalização”.