Junho Vermelho incentiva a doação de sangue

Postado as 11/06/2019 11:26:37

Por Nicole Morás

No mês de junho não são apenas as temperaturas que costumam baixar, as doações de sangue também. Por isso a campanha Junho Vermelho é realizada para conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Em consonância, o Centro Clínico Univates realiza, durante todo o mês, ações que visam a contribuir para a campanha e levar informação a professores, estudantes e comunidade regional.

Artur Dullius

De acordo com o professor Jairo Hoerlle, a ideia é utilizar diferentes canais de divulgação para sensibilizar a população. “Nessa época as doação de sangue diminuem e os bancos de sangue ficam desabastecidos, porém é mantida a necessidade de sangue para tratamentos em caso de acidentes e cirurgias, por exemplo. Muitas pessoas pensam eu vou doar e isso vai doer. Dificilmente isso acontece. Por essa razão buscamos desmistificar algumas crenças e explicar como funciona a doação de uma maneira simples”, afirma.

É também no mês de junho, no dia 14, que se celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que um percentual de 3 a 5% da população de cada país faça doações regularmente. No Brasil esse índice é de 1,8%.

“A faixa etária dos doadores foi ampliada. Podem doar pessoas de 16 a 70 anos e com mais de 50 quilos. Lembrando que menores de idade podem doar sangue mediante autorização dos pais”, afirma Hoerlle.

Ele acrescenta que, além do gesto humanitário, o ato permite ao doador fazer uma avaliação do seu estado de saúde, já que é feito um pequeno grupo de exames que indicam a capacidade de uso daquele sangue.

Os tipos de sangue

As doações são aceitas para todos tipos de sangue (A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O). “Alguns são mais comuns, outros são mais raros, como o tipo O negativo, que pode ser utilizado como doador para todos os tipos de sangue. Esse geralmente é o tipo mais difícil de ser obtido nos bancos de sangue. O tipo de sangue importa, mas, independente dele,  devemos doar. O gesto é o que importa e faz com que os bancos de sangue fiquem abastecidos”, informa Hoerlle.

Saiba mais

De acordo com uma pesquisa feita em 2017 pelo Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. De acordo com o levantamento, além do recesso e do clima mais frio, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.

Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue. O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%). Também a maioria dos jovens (52%) na faixa dos 16 aos 24 anos desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo.

Fonte: Agência Brasil