Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza atividades nesta semana para os estudantes dos cursos de licenciatura

Postado as 12/06/2019 09:01:04

Por Natália Bottoni

Direcionados aos estudantes dos cursos de licenciatura da Univates, nesta semana ocorrem dois seminários na Instituição. Na sexta-feira à noite e no sábado de manhã, dias 14 e 15, será realizada a 2ª edição do Seminário Integrador - Estágios, Pibid e Residência Pedagógica, no qual estão convidados a participar alunos vinculados aos programas, professores vinculados às escolas parceiras e acadêmicos dos cursos de licenciatura. No sábado a Universidade também sediará a atividade presencial dos componentes curriculares Seminários Integradores, que envolvem estudantes de todos os polos da Univates matriculados em um dos cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância (EAD) - Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia.

Seminário Integrador - Estágios, Pibid e Residência Pedagógica

Natália Bottoni

Um espaço para articular as experiências vividas nos programas institucionais, tanto nos estágios curriculares de final de curso quanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ou na Residência Pedagógica da Univates. É desse modo que o coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica, Tiago Weizenmann, resume o evento. O encontro ocorre no auditório do Prédio 7 da Univates.

Os dois dias de seminário contemplam diversas atividades, destacando-se entre elas o painel “Inquietações pedagógicas: os ditos e não ditos na BNCC”, com as professoras Danise Vivian e Lívia Pretto Mottin. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é recente no campo da educação. Os futuros professores devem estar preparados para aplicá-la em sala de aula”, explica Weizenmann.

Também serão realizadas rodas de conversa entre os alunos participantes dos programas. A atividade consistirá em um espaço de socialização, debate, conversa e estudo sobre aquilo que se vivenciou até então nas ações dos programas institucionais. A programação completa do evento pode ser conferida aqui

Seminários Integradores das Licenciaturas EAD

Artur Dullius

A atividade presencial dos componentes curriculares Seminários Integradores, que envolve alunos de todos os polos da Univates matriculados nos cursos de licenciatura EAD, é realizada duas vezes por trimestre no campus de Lajeado.

Além do Seminário no turno da manhã, à tarde será oferecida a oficina “Corpo, movimento e relações humanas na escola” para todos os cursos de licenciatura. Nela serão abordadas as práticas pertinentes para a área. As inscrições para os Seminários Integradores podem ser realizadas clicando aqui e para a oficina neste endereço

As atividades, além de valerem como horas complementares, promovem a discussão de diferentes temáticas relacionadas à formação profissional. As ações do dia dependem do planejamento pessoal do professor do componente integrador no qual o estudante está matriculado. A participação do aluno garante o certificado, que pode ser anexado ao currículo posteriormente, o que pode beneficiar sua inserção no mercado de trabalho.

Confira a programação dos Seminários Integradores das Licenciaturas EAD: