Univates realiza atividades nesta semana para os estudantes dos cursos de licenciatura

Postado as 12/06/2019 09:01:04

Por Natália Bottoni

Direcionados aos estudantes dos cursos de licenciatura da Univates, nesta semana ocorrem dois seminários na Instituição. Na sexta-feira à noite e no sábado de manhã, dias 14 e 15, será realizada a 2ª edição do Seminário Integrador - Estágios, Pibid e Residência Pedagógica, no qual estão convidados a participar alunos vinculados aos programas, professores vinculados às escolas parceiras e acadêmicos dos cursos de licenciatura. No sábado a Universidade também sediará a atividade presencial dos componentes curriculares Seminários Integradores, que envolvem estudantes de todos os polos da Univates matriculados em um dos cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância (EAD) - Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia.

Seminário Integrador - Estágios, Pibid e Residência Pedagógica

Natália Bottoni

Um espaço para articular as experiências vividas nos programas institucionais, tanto nos estágios curriculares de final de curso quanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ou na Residência Pedagógica da Univates. É desse modo que o coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica, Tiago Weizenmann, resume o evento. O encontro ocorre no auditório do Prédio 7 da Univates.

Os dois dias de seminário contemplam diversas atividades, destacando-se entre elas o painel “Inquietações pedagógicas: os ditos e não ditos na BNCC”, com as professoras Danise Vivian e Lívia Pretto Mottin. “A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é recente no campo da educação. Os futuros professores devem estar preparados para aplicá-la em sala de aula”, explica Weizenmann.

Também serão realizadas rodas de conversa entre os alunos participantes dos programas. A atividade consistirá em um espaço de socialização, debate, conversa e estudo sobre aquilo que se vivenciou até então nas ações dos programas institucionais. A programação completa do evento pode ser conferida aqui

Seminários Integradores das Licenciaturas EAD

Artur Dullius

A atividade presencial dos componentes curriculares Seminários Integradores, que envolve alunos de todos os polos da Univates matriculados nos cursos de licenciatura EAD, é realizada duas vezes por trimestre no campus de Lajeado.

Além do Seminário no turno da manhã, à tarde será oferecida a oficina “Corpo, movimento e relações humanas na escola” para todos os cursos de licenciatura. Nela serão abordadas as práticas pertinentes para a área. As inscrições para os Seminários Integradores podem ser realizadas clicando aqui e para a oficina neste endereço

As atividades, além de valerem como horas complementares, promovem a discussão de diferentes temáticas relacionadas à formação profissional. As ações do dia dependem do planejamento pessoal do professor do componente integrador no qual o estudante está matriculado. A participação do aluno garante o certificado, que pode ser anexado ao currículo posteriormente, o que pode beneficiar sua inserção no mercado de trabalho.

Confira a programação dos Seminários Integradores das Licenciaturas EAD: