Pretinho, o cãomunitário da ESF Olarias e da Academia de Saúde

Postado as 12/06/2019 18:19:55

Por Bruna Lais Alves/Dipes

As equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Olarias e da Academia de Saúde adotaram um cãozinho pra lá de dengoso que apareceu pelas ruas do bairro. O Pretinho, como é carinhosamente chamado, recebe ração e água fresca todos os dias, toma os remédios necessários e ganha banhos em petshop periodicamente.

Pretinho apareceu nas imediações da ESF e da Academia no final de 2018, mas se aproximou da equipe em janeiro deste ano quando outra cadelinha que morava no local desapareceu. Segundo Andressa Schwingel de Araújo, profissional de educação física da Academia de Saúde, vinculada ao setor Assistência Profissional em Saúde (APS Univates), o Pretinho entrou no espaço pela primeira vez quando um aluno o convidou. Desde aquele dia, ele começou a se sentir em casa.

Bruna Laís Alves

“Costumo dizer que ele fala, até parece gente. Somos muito grudados, ele me espera todos os dias de manhã. Quando estaciono a moto, ele vê que sou eu e começa a gritar, parece que está falando. Ele tem um olhar doce e encantador, que conquista qualquer um”, relata Andressa. Conforme a colega, o cãozinho se sente seguro na academia, e há dias em que é difícil fazê-lo sair do espaço quando encerra o expediente. “Ele é sempre o primeiro a entrar. Se está chovendo ou frio, ele não quer sair”, conta.

Pretinho foi castrado por meio da Apama e recebeu cuidados especiais em lar temporário durante sua recuperação. “É muita gente empenhada em cuidar dele. Ele recebe muito carinho aqui. Na turma das crianças, parece que ele sente que tem mais liberdade, está sempre junto com a gente. Ele é demais”, salienta Andressa.

Grégore Kadu da Silva Scheid é agente administrativo da saúde na ESF Olarias e reforça que a equipe tem o hábito de ajudar outros cães. “Sempre que aparece algum cão por aqui, a gente dá comida também”. Segundo ele, o Pretinho é uma companhia diária. “Quando chegamos de manhã, ele vem dar bom-dia. Está sempre aqui com a gente. É nosso agente cãomunitário de saúde”, brinca.

As doações para o Pretinho vêm tanto dos alunos da academia quanto dos funcionários do local. Quando todo mundo ajuda é possível!