Univates recebeu vestibulandos neste domingo

Postado as 16/06/2019 14:58:15

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou mais um Vestibular de Inverno neste domingo, dia 16, no campus Lajeado. Os candidatos puderam optar por 36 cursos de graduação para o segundo semestre letivo, com início em 25 de julho. Os candidatos são oriundos de mais de 80 municípios  de quatro estados brasileiros. As cidades com maior número de inscritos foram Lajeado, Venâncio Aires, Teutônia, Estrela e Montenegro. Os cursos mais procurados foram Direito, Enfermagem, Psicologia e Odontologia.

A prova única de redação foi baseada no texto “Juntos e Shallow Now mostra que gosto não se discute” do músico e palestrante Thedy Corrêa e um tweet de Fernando Oliveira (@fefito). A partir deles, os candidatos tiveram de elaborar um texto argumentativo-dissertativo para a questão: “Quais são os elementos que definem a qualidade de uma produção cultural?”.

O primeiro vestibulando a deixar a prova foi Luiz Ângelo Tassi, de Estrela. Ele prestou vestibular para Administração - linha de formação específica em Comércio Exterior. “Achei o tema interessante, bem atual. Sou da opinião de que não devemos julgar gostos musicais. Eu adoro rock, sou fã da Univates FM, mas não acho que quem goste de sertanejo seja diferente de mim”, analisa.

Por ter ficado algum tempo sem estudar, ele conta que sua escolha pela Univates também foi influenciada por ex-colegas. “Tive vários colegas que já se formaram na Univates e todos eles são só elogios para a Universidade. Por ser daqui e ter qualidade, foi a minha primeira escolha”, enfatiza Luiz.

Como o vestibulando ainda tinha dúvidas se cursava Comex ou sua segunda opção, Design, saiu da prova direto para o teste vocacional oferecido pela Instituição. “Vou fazer o teste para ter certeza quanto ao curso que mais tenho perfil”, explicou.

Uma novidade desta edição de inverno foi a apresentação da Central de Carreiras. Os profissionais esclareceram dúvidas sobre Plataforma de Carreira, possibilidades de estágios durante o curso e o trabalho realizado com os estudantes e diplomados da Instituição com relação ao desenvolvimento de carreira e avaliações de perfil pessoal e profissional. Também puderam ser realizados testes vocacionais e de personalidade.

A psicóloga e coordenadora de Gestão de Carreira da Univates, Janaína Schneider, ressalta a importância do momento para quem está iniciando uma carreira profissional. “O Vestibular é um marco na vida de qualquer futuro estudante. Nós da área de carreira queremos fazer parte disso. Iremos auxiliar o aluno a identificar seus propósitos pessoais e profissionais desde o seu ingresso na faculdade, além de orientar os seus responsáveis e acompanhantes”, conclui.

As matrículas puderam ser realizadas após a prova e ocorrem também nos dias 18 e 19 de junho, de forma presencial, nos horários das 8h às 11h30min e das 13h30min às 21h, no Atendimento ao Aluno, no Prédio 9.

Programação para acompanhantes

Os acompanhantes dos vestibulandos também foram acolhidos pela Univates. Eles foram recebidos pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional Júlia Elisabete Barden, que destacou a atuação comunitária da Univates e os 50 anos do Ensino Superior no Vale do Taquari. “Queremos contribuir para o desenvolvimento profissional e de valores dos nossos estudantes”, disse ela.

Os acompanhantes participaram de um coquetel e puderam conversar com representantes dos cursos de graduação para o esclarecimento de dúvidas e trocar informações sobre financiamentos com o setor Financeiro da Instituição e sobre a Central de Carreiras.

Os familiares, muitas vezes, são amuletos para os candidatos. É o caso de José Blomker de Souza, que veio à Univates a pedido da filha Djenifer, que concorre a uma vaga para o curso de Biomedicina. “Somos bastante ligados, acredito que por isso ela tenha pedido que eu viesse junto. Ela demorou um pouco para decidir o curso após o Ensino Médio, mas agora está decidida por Biomedicina e, passando, ela deve estudar na Univates. Ter uma Universidade próxima é ótimo, principalmente por causa da segurança. Fico mais confortável sabendo que horas ela sai e quando ela volta para casa”, disse ele.

De Encantado, Felipe Mello acompanhou a namorada Isabela, que está no segundo ano do Ensino Médio e fez a prova como treineira. “A Isabela busca uma vaga no curso de Engenharia Civil e se preparou para a prova com a ajuda de uma professora de Português. Eu e a mãe dela viemos para incentivá-la”, disse ele, que cursa o técnico em Administração na Univates e estava acompanhado da sogra, Salete Togni.

Para completar, foi realizado tour guiado em que os vestibulandos e acompanhantes poderão conhecer os diversos espaços da Instituição, como o Teatro Univates, a Biblioteca, as salas temáticas dos cursos e os laboratórios.