Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Natália Bottoni

Unianálises realiza serviço de microscopia e macroscopia em alimentos

Postado as 18/06/2019 17:03:26

Por Nicole Morás

Com os serviços de microscopia e macroscopia, o Laboratório Unianálises amplia as análises oferecidas para a área de alimentos. Esse serviço permite a identificação de sujidades em amostras.

Natália Bottoni

 

De acordo com a bióloga Luana Forneck, a análise garante a qualidade dos alimentos e as condições higiênico-sanitárias do processo de fabricação e armazenamento, assegurando a confiabilidade do produto alimentício. “A análise pode ser realizada em todos os tipos de alimentos e é especialmente indicada para grãos e seus derivados, em função da forma de armazenamento”, explica Luana. Ela afirma que as principais sujidades observadas nas análises microscópicas são ácaros, fragmentos de insetos, pelos (roedores e outros animais), bárbulas, fungos e sujidades em geral.

O gerente de qualidade do laboratório, Eduardo Mulinari, ressalta que as análises atendem  às recomendações da RDC no 14, de 28 de março de 2014, adotando as metodologias analíticas estabelecidas pela AOAC International  para os ensaios de pesquisa de materiais estranhos microscópicos e cinzas insolúveis em ácido. Para ensaios de pesquisa de materiais estranhos macroscópicos são seguidas as orientações estabelecidas no Macroanalytical Procedures Manual - U.S. Food and Drug Administration (US FDA).

Mulinari destaca ainda que empresas do ramo da alimentação que têm outras demandas podem acessar com mais facilidade esse serviço. O Unianálises oferece grande parte de análises para esse segmento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7027 ou pelo e-mail unianalises@univates.br.