Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Seminário Integrador dos cursos presenciais de licenciatura promove troca de experiências

Postado as 18/06/2019 18:11:02

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou, na sexta-feira à noite e no sábado de manhã, dias 14 e 15, a 2a edição do Seminário Integrador - Estágios,  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, que contou com a participação de alunos dos cursos de História, Letras, Biologia, Educação Física e Pedagogia vinculados aos programas, professores das escolas parceiras e acadêmicos dos cursos de licenciatura da Instituição.

O evento se configura como um espaço de trocas de conhecimentos e experiências vivenciadas durante as práticas de estágios supervisionados das licenciaturas e nas vivências dos programas Residência Pedagógica e Pibid.

Na sexta-feira à noite, ocorreu o painel: Inquietações Pedagógicas: os ditos e não ditos da Base Nacional Comum Curricular, com as professoras Danise Vivian e Livia Pretto Mottin.

A fala abordou aspectos relativos ao documento normativo que estipula o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, a ser implantado a partir de 2020, norteando os currículos dos sistemas e redes de ensino no país, como também as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

No sábado, quinze, Rodas de Conversa acolheram 92 trabalhos inscritos por estagiários, pibidianos e residentes sobre experiências docentes vivenciadas em escolas de educação básica no Vale do Taquari.

A programação contou, também, com atividades culturais, como a apresentação da peça O rouxinol e a rosa, do Grupo de Teatro da Univates, e apresentações das escolas parceiras do Programa de Residência Pedagógica, Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e Colégio Estadual Ensino Médio Estrela, ambas de Estrela.

Opção no Vestibular

Os cursos de Licenciatura são uma das opções para o Vestibular agendado da Univates. No total, são 36 opções de cursos presenciais e 17 na modalidade a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever clicando aqui. Além da realização da prova, os interessados podem concorrer utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 707 08 09.