Seminário Integrador dos cursos presenciais de licenciatura promove troca de experiências

Postado as 18/06/2019 18:11:02

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou, na sexta-feira à noite e no sábado de manhã, dias 14 e 15, a 2a edição do Seminário Integrador - Estágios,  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica, que contou com a participação de alunos dos cursos de História, Letras, Biologia, Educação Física e Pedagogia vinculados aos programas, professores das escolas parceiras e acadêmicos dos cursos de licenciatura da Instituição.

O evento se configura como um espaço de trocas de conhecimentos e experiências vivenciadas durante as práticas de estágios supervisionados das licenciaturas e nas vivências dos programas Residência Pedagógica e Pibid.

Na sexta-feira à noite, ocorreu o painel: Inquietações Pedagógicas: os ditos e não ditos da Base Nacional Comum Curricular, com as professoras Danise Vivian e Livia Pretto Mottin.

A fala abordou aspectos relativos ao documento normativo que estipula o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, a ser implantado a partir de 2020, norteando os currículos dos sistemas e redes de ensino no país, como também as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

No sábado, quinze, Rodas de Conversa acolheram 92 trabalhos inscritos por estagiários, pibidianos e residentes sobre experiências docentes vivenciadas em escolas de educação básica no Vale do Taquari.

A programação contou, também, com atividades culturais, como a apresentação da peça O rouxinol e a rosa, do Grupo de Teatro da Univates, e apresentações das escolas parceiras do Programa de Residência Pedagógica, Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas e Colégio Estadual Ensino Médio Estrela, ambas de Estrela.

Opção no Vestibular

Os cursos de Licenciatura são uma das opções para o Vestibular agendado da Univates. No total, são 36 opções de cursos presenciais e 17 na modalidade a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever clicando aqui. Além da realização da prova, os interessados podem concorrer utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 707 08 09.