Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates adere ao movimento HeForShe por meio do curso de Direito

Postado as 28/06/2019 09:25:12

Por Bruna Laís Alves/Dipes

Bruna Laís Alves

A Universidade do Vale do Taquari - Univates vem atuando há anos em diversas frentes na busca do respeito às diferenças e da igualdade de gênero. Ao encontro disso, a Instituição decidiu aderir ao movimento HeForShe (ElesPorElas). No dia 26 de junho, o curso de Direito realizou o evento de compromisso e adesão à campanha. A ação aconteceu no saguão do Prédio 9. Uma apresentação artística marcou esse importante momento.

Criado pela entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), o movimento HeForShe (ElesPorElas) é um esforço global que busca envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, bem como ajudar homens e mulheres a modelar juntos uma nova sociedade.

De acordo com o professor Sandro Frohlich, a adesão ao movimento é mais uma forma de membros da comunidade educativa se engajarem concretamente na luta pela igualdade entre homens e mulheres. “Proporciona, também, dar ainda maior visibilidade e seguir aprofundando as atividades que a Univates vem realizando na luta contra a discriminação e violência contra as mulheres. É um manifesto do curso de Direito e da universidade, conclamando a todos, principalmente os homens e meninos, a participar e se engajar na luta pela igualdade de gênero. É, ainda, uma forma de comprometimento com uma rede mais ampla da comunidade local e entes globais na defesa da igualdade de gênero e contra a violência doméstica”, explica.

A adesão ao HeForShe está relacionada com a Política de Respeito às Individualidades em Diferentes Dimensões, documento lançado pela Instituição em 2017. O conjunto de diretrizes formaliza o pensamento da Instituição sobre o respeito às diferenças. “Por ser um movimento mundial e de grande impacto e representatividade por meio da participação de diversas entidades da sociedade civil e entes estatais, é mais uma demonstração da Univates no firme propósito de ser um parceiro na luta por igualdade de gênero. É um meio de divulgar essa importante bandeira para toda a comunidade do Vale do Taquari e provocar reflexões e práticas sobre o tema”, afirma Frohlich.

Com a adesão, pretende-se ampliar as atividades também para o enfrentamento dessa realidade junto aos homens agressores, proporcionando apoios, oficinas e atividades à comunidade, principalmente aos homens, para esclarecimentos, reflexões e atividades sobre as masculinidades. Segundo o professor, o primeiro desafio é conscientizar os homens da comunidade acadêmica a respeito da importância do tema e desafiá-los a assumir práticas de respeito e uma postura firme de defesa de direitos iguais, de combate ao machismo, discriminação e preconceito. “Com o tempo pretende-se propor atividades que possam envolver cada vez mais a comunidade do Vale do Taquari e região”, ressalta Frohlich.

 

Saiba mais sobre a campanha acessando o site http://www.onumulheres.org.br/elesporelas/