Evento esclarece dúvidas de interessados em Cursos Técnicos

Postado as 04/07/2019 14:23:40

Por Vinicius Mallmann

Tiago Felipe Weber( direita)

Vinicius Mallmann

Na noite da última quarta-feira, 3, Tiago Felipe Weber, 25 anos, deu um grande passo na sua carreira. Ele se matriculou no Curso Técnico em Mecânica Industrial durante o Encontro dos Cursos Técnicos da Univates. Tiago relata a importância que o ensino tem para o mercado de trabalho. “O mercado de trabalho está evoluindo, e cada vez mais se destacam profissionais qualificados. Creio que seja importante dar este primeiro passo para ser o diferencial, e a Univates nos proporciona isto.”

No evento ocorreram rodas de conversas com os coordenadores dos cursos, tour pela Univates, apresentação da Central de Carreiras e divulgação do Credivates - programa que facilita o pagamento da mensalidade na Universidade. “Os profissionais esclareceram muito bem as diferenças entre os cursos”, destaca Tiago.  Foi uma oportunidade para os interessados realizarem a matrícula no curso pretendido.

A diretora do Centro de Educação Profissional (CEP) da Univates, Edí Fassini, reconhece que foi um espaço oferecido especialmente aos futuros alunos para esclarecimento de dúvidas e contato pessoal com os professores que atuam nos cursos de interesse.

É possível cursar um Técnico durante o Ensino Médio

Para ingressar em um curso técnico não é necessário ter concluído o Ensino Médio, com exceção do Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos. Além disso, não há processo seletivo via prova. Os técnicos podem ser cursados de forma concomitante com o Ensino Médio, mas, para receber o diploma de técnico, é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Vinicius Mallmann

Novos cursos profissionalizantes são oferecidos

Em 2019 quatro novas opções se juntam à grade de cursos oferecidos pela Univates: Agronegócio, Técnico em Cervejaria, Imobilizações Ortopédicas e Mecânica. No total, a Instituição oferece 21 cursos técnicos.

Com o objetivo de formar gestores para atuarem em áreas agrícolas, a Universidade oferece o Técnico em Agronegócio. Os profissionais formados nesse curso são aptos a atender aos atuais empreendimentos do setor e a novos empreendimentos no agronegócio. A Univates tem laboratórios amplos e modernos que possibilitam aos estudantes a imersão nas atividades desenvolvidas. O corpo docente é composto por profissionais com experiência em empresas, entidades e organizações da região. Mais informações neste endereço

Buscando atender a uma demanda que cresce cada vez mais no Vale do Taquari e região, a Instituição oferece o Técnico em Cervejaria. Pioneiro no Estado, ele é voltado aos interessados em aprender a produzir cervejas de forma segura e qualificada. Saiba mais neste link

O Técnico em Imobilizações Ortopédicas trata da confecção, aplicação e retirada de aparelhos gessados, talas gessadas e enfaixamentos. O profissional prepara e executa trações cutâneas e auxilia na instalação de trações esqueléticas e nas manobras de redução manual de fraturas e luxações. O curso é voltado àqueles que têm interesse em trabalhar na área da saúde e aos técnicos em Enfermagem. Mais informações aqui.

No Técnico em Mecânica os profissionais são capacitados para projetar ferramentas, manusear equipamentos, controlar processos de fabricação e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos. A Universidade oferece laboratórios na área da mecânica e conta com professores com vasta experiência. Saiba mais clicando aqui.

As inscrições podem ser realizadas neste link até o início das aulas, 25 de julho. A duração média de cada curso é de dois a três anos, dependendo do número de disciplinas cursadas por semestre.

Mais informações podem ser obtidas no CEP da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5024 e 5025, ou pelo e-mail cep@univates.br.