Univates prepara-se para receber eventos na área de Química em outubro

Postado as 09/07/2019 16:32:47

Por Lais Pontin Matos

Tuane Eggers

A Universidade do Vale do Taquari - Univates sediará, em outubro, a 39ª edição do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (Edeq) e o 1º Encontro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui) da região Sul do Brasil. As atividades ocorrem nos dias 24 e 25, no auditório do Prédio 7 e em salas de aula da Instituição. A Univates receberá os Encontros em comemoração dos 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari. O Edeq, sediado pela primeira vez na Instituição em 2002, contempla os quatro pilares que simbolizam a atuação da Universidade desde sua fundação: educação, desenvolvimento regional, inovação e comunidade.

O Edeq tem como tema desta edição “Alfabetizar em Química: os desafios da era moderna”, considerando a Tabela Periódica como um dos símbolos da Química, já que em 2019 se comemora o Ano Internacional da Tabela Periódica. A programação do evento engloba a alfabetização química, a formação docente, a inclusão e metodologias de ensino.

Em todas as suas edições, o Edeq procura viabilizar o diálogo entre estudantes, professores e pesquisadores (alguns, inclusive, vindos de países vizinhos) que buscam a qualificação da educação e do ensino de Química no Rio Grande do Sul. Justamente para fomentar ainda mais essas discussões, o evento abre espaço em sua programação para o 1º Encontro Profqui da região Sul. Objetiva-se, desta forma, estreitar relações entre o ensino de Química e a formação docente, nos níveis de graduação e pós-graduação, nos estados do Sul do Brasil.

As edições do evento já passaram por cidades gaúchas como Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande, Caxias do Sul, Pelotas, Ijuí, Canoas, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Cruz Alta, Lajeado e Erechim. Mais informações sobre o Edeq de 2019 podem ser obtidas pelo e-mail 39edeqlajeado@univates.br.

Submissão de resumos, minicursos e temas em debate

Interessados podem inscrever trabalhos na 39ª edição do Edeq. O evento aceita submissões de resumos em 17 áreas, de propostas de minicursos, temas em debate e trabalhos completos até 5 de agosto. O resultado da seleção dos minicursos e dos temas em debate aprovados será publicado no dia 20 de agosto. Em 15 de setembro serão divulgados os trabalhos eleitos.

Formas de Pagamento

Valores de inscrição

Acadêmicos e professores da Univates - 16/09 até 20/09: R$ 70,00 - Após 20/09: R$ 90,00

Professor de Educação Básica - 16/09 até 20/09: R$ 80,00 - Após 20/09: R$ 100,00