Univates sedia jogos da Copa Farroupilha

Postado as 09/07/2019 16:39:31

Por Vinicius Mallmann

Vinicius Mallmann

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com o Colégio Evangélico Alberto Torres - Ceat, sediou, no último final de semana, a disputa da fase final da Copa Farroupilha. O evento esportivo reuniu cerca de 300 atletas, com idades entre 11 e 20 anos, que representaram oito equipes de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria. As finais foram disputadas no período da manhã e da tarde do domingo, 7, no Ginásio de Arena do Complexo Esportivo da Univates.

Ao todo foram disputados 24 jogos na competição. Para o gestor esportivo do Ceat/Bira,  Clairton Wachholz, as finais da Copa Farroupilha mostraram o crescimento do basquete. “Foram jogos muito disputados, torcidas apoiando suas equipes. Para o Ceat/Bira foi um coroamento do primeiro semestre com dois títulos em nível estadual e mostrando a estrutura que temos para desenvolver e fomentar o basquete.”

Johansen Rossi, 18, disputou a competição pela equipe da Sogipa de Porto Alegre e ressaltou a importância desses torneios para as categorias de base. “Gostei muito de jogar aqui na Univates. O ginásio é muito bom, talvez um dos melhores do estado. Esta oportunidade que estão nos dando de disputar as finais do campeonato aqui está sendo incrível. É muito bom ver que temos este apoio, pois reforça ainda mais o sonho de um dia poder disputar alguma competição nacional”, destaca.

Outra equipe participante foi o Cestinha de Santa Cruz do Sul. Conforme o coordenador do projeto, Gilmar Fernando Weis, mais importante do que formar atletas, a base busca formar cidadãos do bem. “A nossa filosofia é fazer com que estas crianças tenham um local para desenvolver o basquete da melhor maneira possível. Muito mais importante do que o resultado é fazer com que eles se tornem cidadãos do bem e possam criar novas amizades e vínculos dentro do esporte.”

Entre a sexta-feira e o domingo, cerca de 500 pessoas circularam nos dois locais de jogos. Em todas as partidas, os familiares estavam presentes na torcida.

Vinicius Mallmann

Resultados

Para o treinador da equipe do Ceat/Bira, Ubirajara Régis Verter, o Bira, os resultados foram positivos. “O Ceat/Bira obteve bons resultados na Copa Farroupilha. É fantástico para essas crianças poder jogar o basquete em alto nível, tanto na estrutura quanto no trabalho do dia a dia em uma parceria das equipes com o suporte da Federação Gaúcha de Basketball - FGB.”

Confira a tabela de resultados da equipe:

Sub 12 - Univates/Ceat/Bira - Campeão

Sub 13 - Univates/Ceat/Bira - 4º lugar