Univates recebe aprovação para implantar programa de Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas

Postado as 10/07/2019 08:30:52

Por Lais Pontin Matos

Mais um programa de doutorado passa a ser oferecido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates. No início do mês de julho, a Instituição recebeu aprovação para implantar o Doutorado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, que conta com dez vagas e duas linhas de pesquisa. Uma delas aborda a formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de Ciências e outra está voltada para a aplicação de tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências.

Tuane Eggers

Conforme explica a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius, a proposta de implantação do programa de doutorado foi encaminhada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ainda em 2017. “Obtivemos a resposta de aprovação agora e estamos muito felizes. No Brasil, seremos uma das poucas instituições de ensino superior a contar com doutorado em modalidade profissional. Para nós, trata-se de uma conquista importante”.

A pró-reitora ressalta que a Univates já oferta o Mestrado em Ensino de Ciências Exatas desde 2007. Ela pontua que a aprovação de implantação do doutorado reflete, também, os esforços dos pesquisadores da Instituição. “O grupo de profissionais envolvidos vem produzindo bons resultados há anos. Nosso mestrado profissional atingiu, na última avaliação da Capes, nota 05, que é o conceito máximo de avaliação para programas profissionais de pós-graduação. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, que a trajetória trilhada até aqui está sendo consolidada”.

O edital relacionado ao Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas será divulgado em breve. Mais informações a respeito pelo e-mail ppgece@univates.br ou então pelos fones (51) 3714-7058, (51) 3714-7000.