Pensamento Nômade planeja ações para o segundo semestre

Postado as 18/07/2019 11:46:46

Por Nicole Morás

Divulgação

O projeto de extensão Pensamento Nômade realizou, na última sexta-feira, dia 12 de julho, uma reunião com as instituições parceiras com o objetivo de avaliar as ações de extensão realizadas no primeiro semestre de 2019. Os professores Rodrigo de Azambuja Brod, Cláudia Inês Horn, Silvane Fensterseifer Isse e Fabiane Olegário e os representantes dos três centros da Sociedade Lajeadense de Auxílio à Criança e ao Adolescente (Slan) e da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco avaliaram os impactos das práticas de extensão voltadas a atividades artísticas, culturais e pedagógicas e planejaram coletivamente as propostas para o próximo semestre.

Divulgação

Até junho, o projeto capacitou acadêmicos dos cursos de Fotografia, Pedagogia, Design, Design de Moda e Educação Física - licenciatura. Como voluntários, o Pensamento Nômade contou com 35 estudantes dos cursos mencionados, dentre eles alunos intercambistas da Colômbia, México e Portugal.

Segundo a professora Cassiane Giovanella, da Slan Pedro Albino Müller, localizada no bairro Santo Antônio, de Lajeado, “o projeto foi e está sendo muito gratificante para nós professores e principalmente para as crianças”.

A coordenadora pedagógica Lisle Lima, da Slan Centro, menciona que a entidade se sentiu grata por poder participar do projeto.

As atividades diferentes e criativas envolveram as crianças e os adolescentes. Muitos são os aspectos positivos, mas o que mais chamou a atenção da instituição foram os desafios propostos às crianças durante o semestre
Lisle Lima, coordenadora pedagógica da Slan Centro

Outra sugestão dos professores foi levar as crianças e os adolescentes para conhecer os espaços da Univates, pois, de acordo com a professora Márcia Marinho, da Escola São João Bosco, a Universidade representa um sonho possível para os estudantes.

A professora Fabiane Olegário, coordenadora do Pensamento Nômade, avalia que no entendimento do grupo, enquanto professores extensionistas, a extensão acadêmica transforma a vida dos sujeitos, pois eles começam a se perceber como protagonistas da sua própria história.