Estudantes da Univates partem para intercâmbio no próximo semestre

Postado as 18/07/2019 19:21:42

Por Vinicius Mallmann

Com viagem marcada e muita expectativa, 31 alunos da Universidade do Vale do Taquari - Univates já se preparam para uma experiência inesquecível no segundo semestre de 2019. Os estudantes, de diferentes cursos, realizarão intercâmbio acadêmico internacional, proporcionado pela Universidade. Dez países diferentes fazem parte dos destinos escolhidos: Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Finlândia, Portugal e República Tcheca.

Vinicius Mallmann

Um dos estudantes é Alan Lampert Nieland (24). Ele partirá para Áustria, onde conseguiu por meio da parceria entre a Univates e FH Vorarlberg, uma bolsa do governo austríaco para realizar estudos na instituição. Alan conta que desde o seu ingresso na Universidade quis fazer intercâmbio. Essa é sua segunda oportunidade de estudar na Europa e ele pretende usufruir da melhor maneira possível todo o conhecimento lá disponibilizado. “Na primeira oportunidade que tive de fazer intercâmbio, há quatro anos, procurei entender mais sobre o idioma, a cultura. Agora pretendo aproveitar ao máximo a parte acadêmica. Acredito que vou conseguir aproveitar bastante todas as aulas e outras oportunidades que aparecerem por lá”, explica.

Conforme ele, quando surgiu a oportunidade da bolsa, não acreditou muito na possibilidade de conquistar a vaga, porém mesmo assim se inscreveu e está bastante feliz em poder realizar mais um de seus sonhos. “Inicialmente, quando recebi a oportunidade de intercâmbio com bolsa, pensei em não me inscrever, pois imaginei que teria milhares de candidatos e muita concorrência, porém decidi tentar. Quando recebi o e-mail com a confirmação, fiquei muito feliz”, comenta.

Floane Rahmeier da Silva

Outra estudante que parte para a Europa é Alessandra Westenhofen (24), do curso de Arquitetura e Urbanismo. A futura arquiteta irá realizar imersão acadêmica na Universidad LaSalle Barcelona, localizada na Espanha. Ela comenta sobre as oportunidades que a Univates oferece aos alunos e a felicidade em realizar seu sonho. “Sempre tive curiosidade em saber como a arquitetura é ensinada em outros países. Aprender a projetar em uma cidade que é referência na área é uma experiência que não tem preço. A Univates, por meio da Diretoria de Relações Internacionais, me ajudou muito com a realização do intercâmbio. Esse auxílio que a Instituição nos oferece é essencial.”

Univates promove encontro com pais de intercambistas

Na última terça-feira, 16, a Diretoria de Relações Internacionais - DRI da Univates promoveu uma reunião para esclarecer possíveis dúvidas e conversar com familiares sobre o intercâmbio. Conforme a diretora do setor, Viviane Bischoff, “A instituição sabe o quanto a experiência de um intercâmbio é enriquecedora e tem um envolvimento familiar muito grande. Poder realizar esse encontro com os pais de nossos estudantes é fundamental para que todos tenham uma ótima experiência.”

Inscrições a partir do dia 29 de julho

Interessados em realizar intercâmbio no primeiro semestre de 2020 poderão realizar sua inscrição entre o período de 29 de julho a 12 de agosto. Para o próximo semestre, a Univates irá oferecer 22 opções de destinos para cursos de graduação: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Inglaterra, Letônia, México, Peru, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai. Ainda são disponibilizadas oito bolsas de intercâmbio de graduação. O edital pode ser conferido aqui

Para cursos técnicos há intercâmbio para Argentina e Portugal. O edital está disponível aqui. Mais informações podem ser esclarecidas com a DRI da Univates pelo telefone (51) 3714-7019, pelo e-mail intercambio@univates.br.