Ajudarinho concede mais uma bolsa de estudos

Postado as 19/07/2019 14:33:12

Por Júlia Amaral

A manhã desta sexta-feira, 19, ficará marcada como parte importante da caminhada acadêmica de Dandara Vargas Cardoso. A estudante de Fisioterapia assinou o termo de adesão como beneficiária do Ajudarinho, programa da Universidade do Vale do Taquari - Univates que concede bolsas de estudos para estudantes carentes. Agora a Instituição conta com seis alunos cadastrados.

Júlia Amaral

Dandara inicia seus estudos no próximo semestre e já faz planos para o futuro. “Ter a chance de me formar e talvez abrir meu próprio negócio no futuro, na área que eu escolhi, é muito gratificante. O Ajudarinho me proporcionou a chance de conseguir realizar um dos meus sonhos”, comemora.

Ela se inscreveu no edital de abril, que pela primeira vez possibilitou que pessoas que ainda não estavam matriculadas pudessem concorrer. Assim, Dandara garante a bolsa desde sua primeira matrícula. A coordenadora do programa, Cristine Heineck, informa que a abertura de novos editais depende do valor que o programa detém, ou seja, de quantas pessoas estão contribuindo.

Júlia Amaral

Para o reitor da Univates, Ney José Lazzari, o programa ajuda a manter uma corrente altruísta na Instituição. “O Ajudarinho foi criado como um espaço no qual os funcionários pudessem fazer a sua ação solidária. Muitas pessoas que já foram ajudadas em algum momento agora também querem ajudar”, conta. O professor desejou boas-vindas à Dandara. “A tua alegria também é a nossa”, afirma.

O Ajudarinho foi criado em 2009, dentre as ações em comemoração aos 40 anos da Univates. Na época recebia o nome de Fundo 40. Desde então formou quatro pessoas pela Instituição com bolsas de 80% na mensalidade, auxílio que se estende até a formatura. Os beneficiados são submetidos à reavaliação para analisar se os critérios continuam sendo atendidos. Também são verificadas as notas e faltas nas disciplinas.

Como ajudar

Atualmente em torno de 220 pessoas (funcionários, estagiários, diplomados e comunidade) contribuem financeiramente para o Ajudarinho. As adesões podem ser realizadas em univates.br/ajudarinho. Para cada público existe uma forma de adesão e o valor da contribuição é definido pelo doador.