Professora do PPGSAS participa de curso na França

Postado as 25/07/2019 10:45:43

Por Vinicius Mallmann

Divulgação

Buscando aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas utilizando técnicas moleculares para caracterização de comunidades de ácaros e carrapatos, a professora doutora Liana Johann, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates, participou do curso “Técnicas moleculares para caracterizar comunidades de ácaros e carrapatos” em Montpellier, na França.

O curso ocorreu entre os dias 8 e 12 de julho. Em sua primeira edição, participaram do evento 11 pesquisadoresde diversos países, como México, Itália, França, Bélgica, Brasil, Israel, Índia e Tunísia. Durante os cinco dias do evento foram feitas diversas atividades dentro e fora dos laboratórios, como rodas de conversa, apresentações das pesquisas e práticas em laboratório.

A docente destaca que a professora doutora Marie-Stéphane Tixier, que coordena o curso, é referência internacional em biologia molecular de ácaros predadores e, atualmente, também é diretora do Departamento de Biologia e Ecologia da SupAgro de Montpellier. “Tivemos a oportunidade de aprender mais sobre essa área, além de vivenciar as práticas de laboratório e de bioinformática em um centro de pesquisa que é referência mundial”, comenta.

Liana acrescenta que essa experiência permitiu a confirmação de que a Univates está no caminho certo para também tornar-se referência na área molecular que caracterizam e identificam espécies de ácaros. “O curso confirmou que a nossa Instituição, por meio do Laboratório de Biologia Molecular de Ácaros, conta com uma estrutura excelente, com equipamentos de ponta. Agora temos capacitação necessária para fazer uso das ferramentas moleculares na identificação e caracterização de espécies e realizar estudos de biologia e ecologia de ácaros de importância econômica para nossa região. Estamos entrando em mais uma importante área da acarologia”, finaliza a pesquisadora.

Inscrições abertas para o PPGSAS

O mestrado do PPGSAS da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe inscrições até o dia 18 de outubro, pelo site univates.br/ppgsas/processo-seletivo. ​Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/ppgsas ou pelo e-mail ppgsas@univates.br.