Univates realiza projeto de extensão sobre bullying nas escolas

Postado as 10/09/2019 15:54:39

Por Nicole Morás

Divulgação

Anteriormente vinculado ao projeto Interfaces, o agora autônomo projeto de extensão Bullying nas Escolas: interlocuções com a educação em e para direitos humanos conta com nova equipe, que buscou estabelecer uma outra abordagem na sua proposta de extensão universitária.

De acordo com a coordenadora, professora Letícia Konrad, o grande diferencial do projeto em 2019 está na figura do “professor parceiro”, que irá receber uma atenção especial do projeto, uma vez que o docente é entendido como fundamental para a efetiva transformação do discente.

O projeto de extensão visa a despertar valores humanos positivos na educação infantil, mais especificamente no 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública. As atividades evidenciam as boas práticas em sala de aula a partir de uma proposta inovadora de abordagem, entrelaçando um olhar especial o diálogo entre escola, universidade e estudantes
Coordenadora do projeto, professora Letícia Konrad

Divulgação

Letícia acrescenta que outra importante característica do projeto é a interdisciplinaridade, pois tudo foi planejado com foco na Área de Humanidades e em diversos cursos de graduação da Univates: Direito, Pedagogia, Letras, Psicologia e História.

“O maior objetivo do projeto é debater e refletir sobre o bullying nas escolas da comunidade regional a partir da educação em e para direitos humanos, incluindo estudantes de graduação como mediadores em processos de intervenção comunitária e acadêmica, a fim de possibilitar a interlocução entre diversos saberes, contribuindo para o diálogo entre universidade e comunidade”, afirma a coordenadora.

No primeiro semestre de 2019 foram realizadas 18 oficinas em 12 escolas diferentes. Participaram dos encontros estudantes voluntários de diferentes cursos, como História, Direito, Psicologia e Pedagogia, os quais debateram e refletiram sobre o bullying com mais de 250 crianças.

Capacitação de voluntários

No segundo semestre deste ano, o projeto visitará as mesmas escolas, porém com uma oficina totalmente diferente, que dá continuidade às atividades. Para isso, a Capacitação de Voluntários acontece nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 14h, na sala 301 do Prédio 7 da Univates. No encontro os estudantes serão capacitados para participar das atividades relacionadas aos objetivos e ações do projeto, visando ao seu protagonismo nas ações extensionistas. Para participar da capacitação, as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail bullying@univates.br.