Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates realiza projeto de extensão sobre bullying nas escolas

Postado as 10/09/2019 15:54:39

Por Nicole Morás

Divulgação

Anteriormente vinculado ao projeto Interfaces, o agora autônomo projeto de extensão Bullying nas Escolas: interlocuções com a educação em e para direitos humanos conta com nova equipe, que buscou estabelecer uma outra abordagem na sua proposta de extensão universitária.

De acordo com a coordenadora, professora Letícia Konrad, o grande diferencial do projeto em 2019 está na figura do “professor parceiro”, que irá receber uma atenção especial do projeto, uma vez que o docente é entendido como fundamental para a efetiva transformação do discente.

O projeto de extensão visa a despertar valores humanos positivos na educação infantil, mais especificamente no 2º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública. As atividades evidenciam as boas práticas em sala de aula a partir de uma proposta inovadora de abordagem, entrelaçando um olhar especial o diálogo entre escola, universidade e estudantes
Coordenadora do projeto, professora Letícia Konrad

Divulgação

Letícia acrescenta que outra importante característica do projeto é a interdisciplinaridade, pois tudo foi planejado com foco na Área de Humanidades e em diversos cursos de graduação da Univates: Direito, Pedagogia, Letras, Psicologia e História.

“O maior objetivo do projeto é debater e refletir sobre o bullying nas escolas da comunidade regional a partir da educação em e para direitos humanos, incluindo estudantes de graduação como mediadores em processos de intervenção comunitária e acadêmica, a fim de possibilitar a interlocução entre diversos saberes, contribuindo para o diálogo entre universidade e comunidade”, afirma a coordenadora.

No primeiro semestre de 2019 foram realizadas 18 oficinas em 12 escolas diferentes. Participaram dos encontros estudantes voluntários de diferentes cursos, como História, Direito, Psicologia e Pedagogia, os quais debateram e refletiram sobre o bullying com mais de 250 crianças.

Capacitação de voluntários

No segundo semestre deste ano, o projeto visitará as mesmas escolas, porém com uma oficina totalmente diferente, que dá continuidade às atividades. Para isso, a Capacitação de Voluntários acontece nesta quinta-feira, 12 de setembro, às 14h, na sala 301 do Prédio 7 da Univates. No encontro os estudantes serão capacitados para participar das atividades relacionadas aos objetivos e ações do projeto, visando ao seu protagonismo nas ações extensionistas. Para participar da capacitação, as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail bullying@univates.br.