Univates realiza 22ª edição da Olimpíada Matemática

Postado as 27/09/2019 17:37:57

Por Vinicius Mallmann

Com o intuito de estimular os estudantes a resolverem problemas novos e desafiantes, a Univates realizou, na tarde desta sexta-feira, 27, a 22ª edição da Olimpíada Matemática. O evento reuniu 2,5 mil alunos e 86 escolas de 27 cidades gaúchas.

Vinicius Mallmann

“São 22 anos de história da Olimpíada Matemática aqui na Univates. O objetivo sempre foi contribuir na qualificação do ensino da matemática na região. Para isso, realizamos as provas com questões que não exigem apenas conhecimento de fórmulas ou situações específicas, e sim questões que estimulam os alunos a resolverem problemas utilizando muita criatividade, recursos de raciocínio lógico e principalmente estimular o trabalho em equipe e coletivo dos estudantes”
Coordenadora do evento, professora Adriana Magedanz

Vinicius Mallmann

Participando pela primeira vez da olimpíada, os alunos do 5° ano da Escola Municipal Frei Henrique de Coimbra, de Santa Clara do Sul, Alex Augusto Dick e Iarley Henrique Bald, consideram a avaliação “Muito legal, bem desafiadora e interessante”. Após o teste, seguiram para o Prédio 9 da instituição. “Vamos encontrar a professora, comer alguma coisa e conhecer o campus”, contam.

Vinicius Mallmann

Já para as estudantes do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Teutônia Tainá Leindecker e Rayssa Pereira, a prova serviu de preparação para os vestibulares e Enem que irão realizar ainda neste ano. “A olimpíada para nós serviu de preparação para o Enem e vestibulares, além de permitir ver o que precisamos melhorar. Pode nos dar uma ideia do tempo que levamos para realizar determinadas questões”, comentam as estudantes.

Vinicius Mallmann

Conforme a diretora do Centro Municipal de Educação Encantado, Gabriela Baggio, e a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Municipal Mundo Encantado, Liziane Sonda Zenere, ambas de Encantado, a Olimpíada serve de incentivo e valorização da matemática. “A OMU é um evento muito positivo que estimula desde cedo o gosto e o interesse dos alunos pela matemática. Para estudantes do Ensino Médio, serve de preparação e apoio para as avaliações externas que mais tarde eles irão realizar”, salientam.

Ação voluntária

Cerca de 90 estudantes dos cursos de graduação da Univates auxiliaram no monitoramento durante a realização das provas. Para Adriana, a ação voluntária acaba sendo um momento de o aluno conhecer mais sobre a extensão universitária.“Durante a tarde da prova, o voluntário, que muitas vezes já esteve no lugar dos alunos realizando a prova, acaba vivenciando um momento diferente da sua rotina, no qual recebe um papel de liderança, com a responsabilidade de realizar o monitoramento de toda olimpíada”, finaliza a coordenadora.

Vinicius Mallmann

Para os voluntários Maicon Hünemeier Hennig, do curso de Engenharia Civil, e Eduardo Steiger Kaufmann, de Engenharia Química, ser voluntário instiga a pessoa a pensar fora de suas necessidades e sair um pouco de sua rotina. “O voluntariado nos permite um contato além com a instituição e os professores. Sair da nossa rotina faz com que olhemos as coisas de uma maneira diferente”, comentam.

O resultado das questões será divulgado no dia 25 de novembro no site da Univates. Mais informações sobre a Olimpíada Matemática da Univates podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br.