Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Elise Bozzetto

Feira Orgânica da Univates completa dois anos

Postado as 09/10/2019 14:27:12

Por Júlia Amaral

Desde outubro de 2017 a Univates promove a Feira Orgânica. Para celebrar os dois anos de estímulo à agroecologia dentro da Instituição, a feira da próxima quinta-feira, dia 10, terá programação especial. Ela acontecerá das 16h às 19h entre os Prédios 3 e 7 da Univates, como de costume, com degustação de produtos e presença de integrantes da Articulação Agroecológica do Vale do Taquari (AAVT).

A ideia de implantar o serviço na Univates surgiu nas reuniões da AAVT. Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates Marlon Dalmoro, a construção de modelos agroalimentares mais sustentáveis e saudáveis é uma demanda no mundo todo. Para ele, ter um espaço como esse na Univates se justifica pelo grande número de pessoas que circulam no campus. “A Univates é acessível aos moradores dos bairros próximos. Por aqui circulam pessoas de diferentes cidades e, especialmente, pessoas que estão conscientes da necessidade de buscarmos modos de produção e de consumo de alimentos mais sustentáveis”, afirma.

Elise Bozzetto

 

Para Inácio Hardi Hammes, que participa desde a primeira edição, o seu papel enquanto feirante é conscientizar a população sobre a importância de consumir produtos orgânicos.  “A produção orgânica serve como um parâmetro para produzir alimentos saudáveis. A própria natureza nos oferece recursos para afugentar os insetos, o manejo do solo e até o cuidado com a água que se usa na irrigação”, explica. Inácio e sua família são de Arroio do Meio e ajudaram a elaborar o regulamento da feira. Além da Feira Orgânica da Univates, a família Hammes participa de feiras em Arroio do Meio e em Porto Alegre.

Na Univates, a feira é aberta à comunidade em geral e acontece todas as quintas-feiras. A comercialização segue o regulamento elaborado pelos integrantes da AAVT e implementado pela Comissão Gestora do serviço. Esse regimento estabelece que os feirantes devem ser produtores agroecologistas da região e estar vinculados a algum grupo de certificação de conformidade orgânica participativa. Isso significa que todos os produtos são orgânicos locais, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC). Atualmente participam da feira quatro grupos: dois de Arroio do Meio, um de Santa Clara do Sul e outro que envolve produtores de Lajeado e Cruzeiro do Sul.