Curso de Fotografia participa do Debut Social do Santo Antônio

Postado as 10/10/2019 10:21:26

Por Nicole Morás

No próximo sábado, dia 12, 18 meninas de Lajeado terão um dia especial, pois é quando ocorre o Debut Social do bairro Santo Antônio. O projeto foi idealizado pela moradora Marinês Alves da Silva, que, sendo integrante da Associação de Moradores do bairro Santo Antônio, estava inquieta com o uso parcial do ginásio, recém-reformado, da comunidade. “O pavilhão era só usado para o futebol. Tinha que ter alguma coisa diferente lá”, diz.

Marinês buscou ajuda para tornar a ideia do baile de debut uma realidade. No início, há cerca de seis meses, as proporções daquilo que a moradora idealizava para as meninas da comunidade eram outras. “Pensava: ‘vou fazer uma rifa pra vender os números e comprar salgadinhos e bebida’”, comenta. Essa era a ideia original, que não tardou muito a ser abandonada. “Iríamos de porta em porta pedir, se fosse o caso”, relembra ela.

Ana Paula Weber da Silva

Nessa disciplina temos tentado que os eventos nos quais participamos envolvam pessoas que não teriam acesso a esse serviço de outra forma. É uma maneira de os estudantes praticarem. Assim podemos fazer uma prática social efetiva ao proporcionar que essas pessoas pudessem ter seus próprios ensaios fotografados pelos estudantes
Paula Biazus, professora

“O projeto é muito legal. Foi muito positivo. Os beneficiados são pessoas de uma outra realidade em relação aos estudantes. Conectar-se é um desafio, pois as modelos são adolescentes. A interação entre fotógrafo e modelo é necessária, e essa ponte foi completa no âmbito da disciplina. Desde que começamos com a prática de convidar pessoas que não são modelos para serem nossos modelos, o engajamento dos estudantes também foi muito grande. O retorno também”, assegura a docente.

Quatro estudantes da disciplina participaram Debut Social, Katrine Lucas, Flávia Krolow, Emerson Coito e Gabriela Brand, cada um deles fotografando uma debutante. Confira as fotos produzidas por eles.  Além dos estudantes, os ensaios fotográficos também foram realizados pelas diplomadas da Univates Délis Bianchini, Mayara Mafissoni e Ana Paula Weber da Silva - que foi quem iniciou o movimento para que outros fotógrafos contribuíssem para o evento.

Saiba mais sobre o Debut Social do Santo Antônio aqui