Conforme a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, professora Maria Madalena Dullius, a proposta de implantação do programa de doutorado foi encaminhada à Capes em 2017. “Obtivemos a resposta de aprovação agora e estamos muito felizes. No Brasil, seremos uma das poucas instituições de ensino superior a contar com doutorado em modalidade profissional. Para nós, trata-se de uma conquista importante”.
Ela pontua que a aprovação de implantação do doutorado reflete, também, os esforços dos pesquisadores da Instituição. “O grupo de profissionais envolvidos vem produzindo bons resultados há anos. Nosso mestrado profissional atingiu, na última avaliação da Capes, nota 5, que é o conceito máximo de avaliação para programas profissionais de pós-graduação. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, que a trajetória trilhada até aqui está sendo consolidada”.
A Univates recebe inscrições, até o dia 18 de outubro, para 10 vagas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). As inscrições podem ser realizadas em univates.br/ppgece/processo-seletivo, no valor de R$ 100,00. Das 10 vagas, uma será reservada para candidatos estrangeiros. Caso não haja candidatos estrangeiros inscritos, a Comissão de Seleção poderá disponibilizar a vaga para os demais candidatos brasileiros.
O processo de seleção consiste em: análise do currículo Lattes documentado de cada candidato, de acordo com os critérios e valores especificados no Anexo 1 do Edital; prova escrita, conforme instruções do Anexo 2 do Edital; e entrevistas presenciais com os candidatos.
O PPGECE possui duas linhas de pesquisa: Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino das Ciências; e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino das Ciências. As atividades do regime intensivo iniciam em 6 de janeiro de 2020 e as do regime regular, em 3 de abril de 2020. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgece@univates.br.