Estudantes da Univates participam de competições jurídicas

Postado as 05/11/2019 11:25:14

Por Vinicius Mallmann

Neste último final de semana, duas equipes formadas por estudantes do curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates partiram para participar de duas competições jurídicas. No sábado, dia 2, três estudantes da instituição rumaram para a cidade de Mendoza, na Argentina, onde participam do Cuyum - Competencia Internacional de Derechos Humanos, na Universidad Nacional de Cuyo. Já a outra turma, partiu no domingo, dia 3, para Brasília, onde acontece II Concurso de Júri Simulado Nacional da Escola Nacional de Advocacia, que é promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – CFOAB/ENA.

Conforme o coordenador do curso de Direito da instituição, professor Júnior Roberto Willig, os bons resultados que vêm sendo obtidos em competições, partem da preparação realizada dentro do curso  “No curso, buscamos mobilizar todos a participarem das atividades, seja em competições internas ou em qualquer outra atividade promovida. Isso faz com que os estudantes desenvolvam melhor as características e se consiga esses bons resultados”, salienta.

Júri simulado em Brasília

Niége Moreira/OAB/RS

A partir desta segunda-feira, 04, o grupo formado por seis estudantes, um professor e um diplomado do curso, começou a defesa de sua tese no II Concurso de Júri Simulado Nacional da Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil(CFOAB/ENA). A competição, que envolve diversas instituições do Brasil, será disputada durante toda a semana. As duas melhores colocadas disputarão a final que irá ocorrer no sábado, dia 09.

Os estudantes Lucas Nicolini Barreto de Pádua, Joana Haas Heissler, Jhuly Marisa Flores, Pâmela Luíza Heineck Parizzi, Keetlen Link e Tamara Silveira, que estão sendo acompanhados pelo professor André Prediger e o diplomado Rodolfo Bisleri, representam o Rio Grande do Sul na competição nacional, após terem vencido o I Júri Simulado da ESA-OAB/RS que foi realizado em julho. Em Brasília, eles serão submetidos ao julgamento simulado de processos originais de competência dos Tribunais do Júri.

Competição internacional

Vinicius Mallmann

Um caso hipotético. Um júri simulado. É assim que estudantes do curso de Direito da Univates levam para a prática o conteúdo estudado em sala de aula. Isso ocorre em julgamentos fictícios realizados tanto na própria Universidade como em instituições parceiras. Nesta semana, a atividade é realizada na Universidad Nacional de Cuyo, localizada em Mendoza, na Argentina. Lá, os estudantes Ana Paula Weiss e Carine Lais Nonnenmacher, acompanhadas pela egressa Aline Becker Delwing,  participam da Competencia Internacional de Derechos Humanos. Elas representam a Instituição após terem conquistado o primeiro lugar na III Competição Univates de Direitos Humanos em agosto. O evento reúne dez equipes de quatro países.

Participante em 2017 como oradora, a treinadora e diplomada do curso, Aline Becker Delwing conta sobre a expectativa em voltar a participar da competição. “As expectativas são altas, pude participar em 2017 na primeira participação da Univates na competição, e tudo era novo. Agora estamos com mais experiência e conhecimento”. Quanto à preparação, Aline salienta o empenho das estudantes, “A preparação foi bem intensa, nos preparamos desde a competição interna, que foi realizada em agosto. Além de toda questão técnica, temos que treinar bastante a língua, pois apesar de ser traduzido para o português, na hora é mais vantajoso debater o assunto na mesma língua dos concorrentes” comenta a egressa.

Convênio com a ESA

Na última terça-feira, 29, a  Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Porto Alegre, assinaram um termo de cooperação técnica que possibilita a realização de eventos e atividades que contribuam para a formação dos estudantes do curso de Direito da Univates

De acordo com o professor Júnior, o convênio assinado é resultado da aproximação entre as instituições que ocorreu com a participação da equipe da Univates no I Júri Simulado da ESA-OAB/RS. “O que celebramos hoje é resultado da provocação de um grupo de alunos que veio até nós com o objetivo de participar da competição. Além de eles terem vencido a competição, deram início a essa aproximação que traz a ESA para o interior”, afirmou.

Inscrições abertas

O curso de Direito está recebendo inscrições para a prova do Vestibular, que será realizada no dia 8 de dezembro. As inscrições podem ser realizadas em univates.br/vestibular/. Além dos cursos presenciais, a Instituição oferece 18 cursos a distância (EAD). É possível ingressar em um curso presencial ou EAD por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitando o resultado de um vestibular anterior da Univates. Os que desejam realizar um curso EAD podem se inscrever em univates.br/ead/inscricao. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.