Divulgação

Univates e Aeca firmam termo de parceria

Postado as 13/11/2019 13:49:12

Por Júlia Amaral

A Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca) e a Universidade do Vale do Taquari - Univates firmaram um termo de parceria. O convênio proporcionará aos atletas da Equipe de Base da Associação a utilização do complexo esportivo da Universidade, do Laboratório de Fisiologia, Clínica-Escola de Fisioterapia e Centro Clínico para realização de exames. Por outro lado, a Aeca disponibilizará estágios a alunos da Univates em seus projetos.

Divulgação

Conforme o presidente da associação, Marcos Kayser, a parceria com a Univates acontece de forma técnica. “A parceria é de extrema importância para o crescimento técnico no trabalho com os atletas, por permitir um acompanhamento mais detalhista e individualizado para as necessidades específicas de cada atleta. Esse melhor acompanhamento resultará em melhores resultados competitivos, entre outras coisas”, comenta. A Aeca foi criada em 1985 e foi a primeira Associação da modalidade no Rio Grande do Sul. Hoje conta com uma equipe de base competitiva com cerca de 15 atletas, que competem em âmbito nacional, e alguns já em nível internacional, tendo convocações pela Seleção Brasileira. “Há também projetos com outros alunos voltados à inclusão e à descoberta de talentos, além de trabalho com paratletas”, conta Kayser.

Conforme a gerente do setor de Marketing e Comunicação, Diana Di Domenico, a Univates apoia e incentiva o esporte na região, nas suas mais variadas modalidades. “Entendemos o esporte como um fator de inclusão social e desenvolvimento dos nossos jovens, por isso apoiamos a Aeca, que vem fazendo um trabalho sério a fim de inserir seus atletas no cenário nacional e internacional da canoagem”, afirma.

Hoje a Aeca atua em duas cidades: Estrela e Lajeado. Em ambos os lugares podem participar, de maneira gratuita, crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Acima desta idade, o aluno é aceito mediante pagamento de mensalidade. Em Estrela as aulas acontecem na Escadaria da Polar e em Lajeado há o Projeto Remada Ecológica, que ocorre na Locadora Marina do Vale, ao Lado da Ponte entre Estrela e Lajeado. Os treinos acontecem de segunda a sábado para a equipe de competição e os projetos sociais têm atividades de segunda a sexta-feira.