Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Oportunidade para quem tem ideias inovadoras de negócios

Postado as 18/11/2019 08:30:02

Por Karolaine Pereira / O Informativo do Vale

 Interessados em acelerar negócios ou colocar em prática uma ideia inovadora terão a oportunidade por meio do Pro_Move Acelera Lajeado. A Prefeitura e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) lançaram na quinta-feira, dia 14, um edital para pessoas interessadas em concorrer a uma incubação no Tecnovates. As ideias podem ser direcionadas para qualquer setor da economia ou para serviços públicos. Os candidatos devem apresentar propostas para solucionar problemas existentes ou uma nova ideia. Podem ser inscrever pessoas físicas e jurídicas que tenham uma ideia de negócio, startups em estágio inicial ou em operação.

As inscrições das propostas devem ser feitas de 3 de dezembro até 10 de fevereiro de 2020 por meio de formulário online de forma gratuita. Os interessados em concorrer deverão participar obrigatoriamente, no dia 2 de dezembro, de um treinamento em ferramentas de gestão para negócios inovadores no Tecnovates. As dez propostas melhor qualificadas serão selecionadas e receberão mentoria nas áreas de gestão, mercado, finanças e tecnologia. Após as capacitações, os concorrentes vão entregar as ideias e apresentar para uma banca. Com isso, serão selecionadas as duas propostas vencedoras em junho de 2020. Elas vão receber um recurso de R$ 10 mil financiados pelo município e ficarão incubadas no Tecnovates. Mais informações sobre o projeto e o edital estão no site da Prefeitura de Lajeado e no do Tecnovates.

Divulgação

Lajeado da inovação 

O Pro_Move Lajeado busca conectar entidades e comunidade para apresentarem soluções de melhoria por meio da inovação e tecnologia. A Acelera Lajeado é uma ação dentro da proposta do programa. Na solenidade de apresentação do edital, as autoridades destacaram a importância das ações que visam a melhoria de serviços por meio de ideias inovadoras. O presidente do  Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), André Bücker, ressaltou que a iniciativa quer revelar talentos daqui e trazer ideias de outros locais. "A nossa ideia é fazer com que as pessoas acreditem que Lajeado é um ambiente propício para fazer inovação", disse. O prefeito Marcelo Caumo (PP) também evidenciou o objetivo de transformar o município em uma referência. "É um marco importante para a gente disseminar essa cultura da inovação e da tecnologia na nossa cidade", conclui. 

União pela comunidade

De acordo com a coordenadora do Tecnovates, Cíntia Agostini, a intenção é que pelo menos 50 projetos sejam inscritos para a escolha dos dois vencedores. "Queremos esses projetos instalados no município de Lajeado e potencializados a partir da perspectiva de negócios inovadores", diz. O reitor da Univates, Ney José Lazzari, também esteve no evento e destacou a importância da união entre as entidades, poder público e comunidade.


Além disso, ressaltou que o objetivo principal é trazer benefícios para a comunidade. "As propostas que mais a gente está incentivando são as que ajudem a prefeitura e a comunidade a melhorar os serviços públicos", diz. O vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Jorge Luiz Faccioni, também esteve no lançamento.

 

ETAPAS

IDEIA INOVADORA - proposta para qualquer setor da economia ou serviço público

TREINAMENTO - participar de capacitação no Tecnovates para depois inscrever o projeto

INSCRIÇÕES - realizar cadastro online de 3 de dezembro até o dia 10 de fevereiro

DEZ PROPOSTAS -  serão selecionadas as dez melhores ideias de negócio

MENTORIA -  as dez receberão capacitação em gestão, mercado e tecnologia

ESCOLHA - duas propostas serão vencedoras e vão ganhar R$ 10 mil

INCUBAÇÃO - propostas selecionadas ficarão no Tecnovates por três anos


PRINCIPAIS DATAS

2/12/2019 - Treinamento no Tecnovates para interessados em participar da seleção
3/12/2019 a 10/02/2020 - Entrega virtual por formulário online para inscrição
11/03/2020 - Seleção dos dez negócios inovadores
1º/06/2020 - Entrega final dos projetos inovadores
17/06/2020 - Divulgação dos dois negócios vencedores