Univates sedia 1º Simpósio da Mata Ciliar e 7º Fórum Regional da Mata Ciliar

Postado as 20/11/2019 10:36:57

Por Nicole Morás

Divulgação

Na quinta e na sexta-feira, dias 21 e 22 de novembro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realiza o 1º Simpósio da Mata Ciliar e o 7º Fórum Regional da Mata Ciliar. Os eventos buscam ampliar as discussões relacionadas às matas ciliares a partir do compartilhamento e da apresentação de técnicas com cunho científico aplicadas no processo de recuperação das áreas que contemplam essas formações vegetais, auxiliando técnicos ambientais na implantação de programas locais e contribuindo para integrar novos atores sociais em seus respectivos municípios.

De acordo com a professora Elisete de Freitas, que participa da coordenação do evento, algumas pesquisas realizadas hoje na Univates iniciaram a partir das discussões realizadas nos fóruns anteriores. Um exemplo são os estudos em andamento sobre sucessão natural da vegetação.

Já traremos resultados dessas pesquisas. Eles poderão ser utilizados pelos municípios e técnicos ambientais para fundamentar projetos de recuperação da cobertura vegetal das margens dos rios e arroios da região do Vale do Taquari, pois estarão cientes de algumas situações que precisam ser observadas quando se fala sobre sucessão natural para a recuperação da cobertura vegetal, como é o caso das áreas degradadas
Professora Elisete de Freitas

A palestra de abertura, intitulada “Matas ciliares, seus serviços ambientais e potencialidades de restauração”, acontece às 9h do dia 21 com a participação da doutora Ana Paula Rovedder, da Universidade Federal de Santa Maria.

Durante os dois dias de evento serão realizados palestras, rodas de conversa e painéis de exposição e apresentados trabalhos submetidos pelos participantes. Também será apresentada a situação atual dos processos de recuperação da mata ciliar de cada um dos municípios participantes dos eventos. Interessados em participar das atividades como ouvintes podem conferir a programação completa dos eventos e realizar a inscrição aqui.

Os eventos são uma realização da Univates, da Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Taquari-Antas, vinculada ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, e do Observatório do Código Florestal. Têm o apoio da Emater, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari. Mais informações pelo e-mail eventos@univates.br.

Logo ods-11