Como mudar o mundo com 10 pequenas atitudes

Postado as 26/11/2019 09:16:16

Por Elise Bozzetto

Confira algumas pequenas (ou não) ações de estudantes da Univates que fazem muita diferença na vida das pessoas. Você que ainda tem dúvidas sobre por que estudar na Univates, saiba que aqui é possível fazer do mundo um lugar um pouco melhor. 😍

1) Inclusão e diversidade que refletem 🙋‍♀️🙋‍♂️

Ações simples do dia a dia às vezes passam despercebidas. Um espelho novo no banheiro da Universidade até pode chamar a atenção em um primeiro momento, mas logo se torna comum e é esquecido. O reflexo disso - em todos os sentidos - pode, porém, ser importante. Foi isso que aconteceu na Univates. A partir da ideia de estudantes que trabalham no setor de Educação a Distância, foram colocados nos banheiros espelhos na vertical para garantir que cadeirantes e pessoas de baixa estatura possam se enxergar (de diferentes formas) na Universidade.

Ana Amélia Ritt

2) Amar + alimentar = amamentar. Espaços garantem tranquilidade para mamães e bebês 🤱💙

Mais uma ideia que partiu de estudantes e ganhou muita repercussão na Univates. Um espaço especial foi reservado para mamães alunas e funcionárias que precisam amamentar no espaço da Universidade.

Divulgação

3) Vestidos de alegria, alunos, professores e comunidade levam um sorriso para quem mais precisa 🤡🤩

Ponha um nariz vermelho, abra seu melhor sorriso e venha participar desta “palhaçada”. O projeto Clown “E Seu Sorrir?!” busca, desde 2016, levar alegria para ambientes hospitalares, com brincadeiras e muita diversão. Para receber o título de Clown (Palhaços da Alegria) é necessário participar das oficinas de capacitação. A iniciativa, que começou como uma ação dos estudantes dos cursos de Medicina e Fisioterapia, ganhou o carinho de toda a Univates e hoje é um projeto de extensão da Instituição.

4) Sororidade ganha espaço 💄💋

Estudantes da disciplina de Design, Cultura e Consumo, dos cursos de Design e Design de Moda, fizeram uma ação muito bonita que incentiva a sororidade. Parece muito simples a ideia das estudantes: deixar uma caixinha convidando as mulheres a doarem quando puderem e a retirarem quando precisarem absorventes e outros itens de higiene e saúde. Mas, por mais simples que seja, impacta a forma como vemos as outras pessoas.

5) Cursinho pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública 🎓🎒

Não é porque já garantiram seu lugar ao sol que os estudantes deixam de pensar nos outros. E isso é algo que valorizamos muito. Um projeto dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari - Univates já auxiliou muitos estudantes da rede pública a melhorarem suas notas. O VestVates é um cursinho popular organizado por alunos da Instituição que, desde outubro de 2017, contribuem de forma voluntária para o conhecimento de estudantes de escolas públicas que desejam entrar na universidade.

6) Projeto voluntário ajuda bebês com distúrbios neuromotores 👶🏊‍♂️

Quatro estudantes do curso de Fisioterapia da Univates, sob supervisão docente, resolveram colocar em prática seus conhecimentos e auxiliar o desenvolvimento de bebês com distúrbios neuromotores em atividades lúdicas de hidroterapia. De forma voluntária, eles construíram um lindo projeto.

7) Iniciativa dos estudantes promove troca de livros 📖🎁

Com o objetivo de incentivar a leitura e a troca cultural entre todos os estudantes, o Diretório Central dos Estudantes da Univates (DCE) criou a Geladoteca. A ideia é simples, mas já ajudou muitos estudantes.

Artur Dullius

8) Melhorando o trabalho de quem está exposto a muitas dificuldades 💡👏

O conhecimento de engenharia vai muito além de criar novos produtos ou equipamentos para grandes empresas, hospitais ou organizações. A engenharia ajuda a melhorar a vida das pessoas, seja onde e em qual situação elas estiverem. Uma iniciativa muito bonita do projeto multidisciplinar de extensão “Dimensionamento de Veículo para Catadores de Materiais Recicláveis”, iniciado em 2016, colocou estudantes para trabalharem na aplicação, na avaliação ergonômica e no dimensionamento desses veículos. A partir desses estudos, elaboraram um carrinho para catadores de lixo.

9) Trote aqui, só se for solidário 🙏😇

Na Univates, todos os trotes aos bixos são solidários. As brincadeiras humilhantes dão espaço à prática da generosidade e à confraternização entre os estudantes que estão iniciando sua caminhada na universidade.

10) Várias disciplinas colocam o aluno como protagonista de lindas histórias 📑🖊

Muitas disciplinas na Univates promovem o contato direto com organizações ou entidades da comunidade e beneficiam-nas com o conhecimento que os alunos desenvolvem em sala de aula. São realizados projetos sociais como o dos alunos de diversos cursos técnicos que ajudaram o Lar de Idosos Santa Rita com a revitalização e reforma do veículo da entidade, além de uma campanha de comunicação, ou ainda a oficina que os estudantes de Odontologia promoveram na mesma entidade. Outro exemplo são as ações geradas pelas disciplinas de Empreendedorismo, comum a vários cursos, que reúnem estudantes beneficiando várias entidades. São muitas oportunidades, em diferentes cursos.

Isabel Pavan

Todas essas ações partiram de nossos estudantes. Mas ainda temos muito mais! Há diversos projetos que beneficiam a comunidade e ajudam a colocar em prática o que se aprende em sala de aula. Venha com a gente fazer a diferença na vida das pessoas! Somos uma universidade comunitária. Por isso, podemos fazer mais, pois estamos juntos no desenvolvimento de nossa região. 👍🤜