Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em encontro na Univates, multiplicadores para educação ambiental do G8 avaliam as atividades do ano

Postado as 04/12/2019 15:15:06

Por Júlia Amaral

Durante nove meses, o grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (Ceami), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, conduziu encontros e oficinas de educação ambiental para separação de resíduos nos municípios que integram o consórcio do G8. As ações são exigidas nos planos de gerenciamento em atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foram desenvolvidas com os multiplicadores, que são representantes de cada um dos oito municípios. Durante esta terça-feira, dia 3, ocorreu um encontro, no auditório da Prédio 7 da Univates, para apresentar o que foi desenvolvido em cada comunidade e pensar formas de dar continuidade aos projetos.

Júlia Amaral

No primeiro semestre, as cidades contempladas foram Boqueirão do Leão, Marques de Souza, Santa Clara do Sul e Sério. Nos meses seguintes, as comunidades de Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha e Progresso foram impactadas. Ao todo, foram 42 encontros e 150 multiplicadores formados, que atingiram diretamente 5.430 pessoas e mais de 18 mil indiretamente. Durante a avaliação, os multiplicadores ressaltaram o protagonismo das crianças, das mulheres que comandam os lares e a importância de disseminar informações básicas sobre coleta de lixo e educação ambiental. “Nós estamos no último dia para fazer algo pelo meio ambiente. Se não começarmos hoje e fizermos a nossa parte, junto com nosso vizinho, temos grandes chances de nos afundarmos na nossa própria tragédia”, alerta a multiplicadora Velderes Capuane, agente de saúde na cidade de Sério.

Júlia Amaral

Algumas ações nos oito municípios se repetiram, outras foram singulares. Em Progresso, os multiplicadores criaram um personagem, o Pepe, um mascote em forma de garrafa pet. O objetivo é trabalhar de forma lúdica temas como reciclagem e, assim, fazer com que a discussão sobre o tema alcance um número maior de pessoas.

Para a coordenadora do Ceami, professora Jane Mazzarino, os bons resultados da formação refletem o envolvimento dos multiplicadores e a efetividade da metodologia colaborativa. “Essa formação possibilita falar com o outro respeitando o saber de cada um. Então, como multiplicadores, se eles estavam trabalhando com idosos, usavam a metodologia que eles viam que funcionava com esses idosos, e que deveria ser diferente para trabalhar com jovens”, explica Jane. 

Para o promotor de justiça de Lajeado, Sérgio Da Fonseca Diefenbach, os dados apresentados e os relatos dos multiplicadores demonstram a importância de se trabalhar em grupo. 

A verdadeira mudança, com significado e longevidade, é aquela que vem de dentro, das pessoas e das comunidades. É quando conseguimos entender que o nosso pequeno município precisa tomar conta de seu ambiente, e é o que estamos fazendo juntos nesse processo, que ocorre na comunidade, que gera multiplicadores, que gera pessoas com conhecimento
Sérgio Da Fonseca Diefenbach

Júlia Amaral

Conforme o prefeito em exercício de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, as reflexões provocadas pelas ações dos multiplicadores foram valiosas. “Conseguimos atingir um número muito grande de pessoas: diretamente são 2 mil e indiretamente mais de 6 mil, o que corresponde à metade da nossa população. A comunidade realmente se sensibilizou. Vimos vários departamentos na prefeitura nos quais as pessoas aderiram à mudança de hábito de lidar com os rejeitos”. Em Cruzeiro de Sul, a substituição de copos descartáveis por canecas e xícaras foi realizada em toda a Prefeitura Municipal.

Durante o evento, os multiplicadores destacaram que a continuidade das ações depende do apoio da administração pública, de fiscalização e do envolvimento de todos os cidadãos. Já a continuidade da parceria do G8 com o Ceami dependerá da necessidade de cada município ou de novo convênio entre a Univates e o G8.  

Pesquisa

Além do trabalho de extensão, dados do processo de formação de multiplicadores foram sendo coletados e serão analisados na pesquisa de mestrado da acadêmica Janaína Kollet no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD).

Divulgação

Logo ods-11