Desaprender é tema de redação na prova de vestibular da Univates

Postado as 08/12/2019 15:43:34

Por Elise Bozzetto e Nicole Morás

Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou, neste domingo, dia 8, mais uma edição do Vestibular de Verão. A prova, com 45 questões objetivas e uma redação, foi aplicada no campus de Lajeado. Os cursos de maior procura foram Direito, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia e Ciências Contábeis. As cidades com maior número de inscritos foram Lajeado, seguido de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.

Nicole Morás

As propostas de redação foram baseadas no texto “Chegou a hora de você desaprender”, de Luciana Allan, publicado na Revista Exame. A partir dele, os candidatos puderam optar por elaborar um artigo de opinião sobre os efeitos da flexibilidade exigida pelas constantes mudanças ou uma crônica sobre uma experiência sua em desaprender. O gabarito da prova objetiva deve ser disponibilizado a partir das 18h, no site univates.br/vestibular.

Nicole Morás

O primeiro vestibulando a entregar a prova no Prédio 7 foi Maurício Capelari, de São José do Herval. Ele conheceu a Univates por indicação de uma colega e optou por fazer um artigo de opinião sobre a adaptação na era da tecnologia. “Temos que nos adaptar e a melhor maneira para isso é estar atento a todo tipo de informação. Eu uso, principalmente, as redes sociais para saber o que acontece”, disse ele, que se candidatou para uma vaga ao curso de Administração.

Enquanto os vestibulando realizavam a prova, os pais e acompanhantes foram recebidos em um espaço especial onde havia informações sobre Financiamentos, a Central de Carreiras e Intercâmbio. Vindos de Antônio Prado, Ivanice Longhi Scopel e Vanderlei José Scopel aguardavam o filho Eduardo, que realiza pelo primeiro ano o vestibular e busca uma vaga no curso de Engenharia de Software.

Nicole Morás

Ele conheceu a Univates pelas redes sociais e viemos hoje pela primeira vez. A primeira impressão é muito boa. Como pais, temos a preocupação de ele se instalar aqui, então já aproveitamos para pedir mais informações, pegar folhetos
Vanderlei José Scopel

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, Júlia Elisabete Barden, a prova completa é uma etapa do processo. “A prova é um rito que os estudantes valorizam, muitos gostam de fazer a prova completa. Mas o processo seletivo está aberto desde setembro e vai até o início das aulas, em fevereiro. Então, os estudantes têm a oportunidade de ingressar por meio de prova agendada, por nota ou Enem ou nas provas completas”, explica.

Para Júlia, o projeto pedagógico está tendo grande investimento por parte da Univates. “Estamos trabalhando em um grande projeto de personalização do ensino, o que deve diferenciar o projeto pedagógico da Univates. Constantemente os professores são convidados a repensar a sala de aula no sentido de espaço de ensino e aprendizagem. A ideia é que, cada vez mais, o estudante seja o centro do processo, cada vez mais atuantes desenvolvendo habilidades e competências que serão exigidas depois no mercado de trabalho”, sinaliza a pró-reitora.

Nicole Morás

Conforme Júlia, os alunos ao longo da formação têm diversas oportunidades de interagir com o mercado e com a comunidade. “Um exemplo são as atividades de extensão. São oportunidades que são colocadas para ele interagir com a comunidade, vivenciar situações reais e adquirir experiências. Momentos como estes propiciam ao estudante aplicar os conhecimentos que está aprendendo do ponto de vista teórico e metodológico”, avalia Júlia.

Voltando depois de 47 anos

Elise Bozzetto

Genésio Rockenbach, 70 anos, prestou vestibular em 1972, para Letras, na Univates. “Fiz 5 semestres mas tive de trancar, pois comecei a trabalhar em banco”, lembra. A esposa, Noeli Zanotelli, cursou psicologia na Univates e se formou em 2012. A partir daí, começou a incentivar Genésio a voltar para a sala de aula. “Minha esposa iniciou com a primeira turma de Psicologia da Univates. Ela tem um consultório em Arroio do Meio e está com muito trabalho. Assim, começou a me incentivar a voltar a estudar. ‘Quem sabe você volta a estudar, se forma em psicologia, e me ajuda?’, ela sempre dizia. Então resolvi realizar esse sonho e espero muito passar no vestibular e começar a estudar novamente”, torce o sempre sorridente candidato.

Para ele, o único arrependimento é não ter começado antes. “Estou muito feliz por essa oportunidade. Espero aprender muito com os jovens, acho que é saudável essa convivência, essa troca”, avalia.

Matrículas pode ser feitas na próxima semana

A lista de classificados deve ser publicada na quarta-feira, dia 11, no site univates.br. As matrículas serão realizadas nos dias 12, 13, 16 e 17 de dezembro, no Atendimento Univates (Prédio 9), das 8h às 12h  e das 13h às 22h. Neste ano a Univates traz novidades nas matrículas. A partir do dia 13 de dezembro, o candidato poderá efetuar a matrícula on-line

Devido à paralisação das escolas estaduais, o Histórico Escolar do Ensino Médio pode ser substituído por Atestado de Frequência na matrícula do Vestibular. A medida vale também para as provas agendadas para ingresso nos cursos presenciais ou EAD. Mais informações sobre as provas podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou 0800-707-0809. Há ainda o Whatsapp +55 51 99509-1201.

Elise Bozzetto