Mais de três mil pessoas são atendidas pelo Sajur em 2019

Postado as 11/12/2019 10:07:31

Por Júlia Amaral

O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) atua na Comarca de Lajeado há 18 anos, possibilitando que alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, sob orientação técnica, realizem estágio curricular prestando atendimento jurídico e psicológico gratuito à comunidade economicamente carente. Em 2019, o Sajur atendeu mais de três mil pessoas e encaminhou 483 ações, como petições  iniciais, defesas e recursos, entre outros procedimentos nas áreas cível e criminal, o que envolveu 245 alunos.

Conforme a coordenadora do Sajur, Marta Luisa Piccinini, houve uma pequena redução no número de atendimentos em 2019 em comparação ao ano anterior. Para a coordenação, a greve do Poder Judiciário, que durou mais de 50 dias é um dos principais motivos para isso. Nesse período, as movimentações processuais, que provocam um grande número de atendimentos, não ocorreram.

Tuane Eggers

O atendimento do serviço consiste na orientação jurídica às partes, conciliação de litígios, elaboração de peças processuais e administrativas, acompanhamento processual e participação em audiências. Com amplo espectro de atuação, o Sajur desenvolve atividades referentes ao exercício da cidadania de portadores de patologias, atua em questões atinentes ao direito civil - em especial ao direito de família -, além de agir em casos que envolvam violência doméstica e procedimentos relativos ao Juizado da Infância e da Juventude, entre outros.

“A contribuição social do Sajur é muito importante para o Vale do Taquari, pois facilita o acesso à Justiça, garantia constitucional às pessoas economicamente carentes e ao mesmo tempo também é o local de estágio dos estudantes do curso de Direito o que propicia melhor formação técnica e humanista e  profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho”, afirma Marta.

Atendimento

O primeiro atendimento é o acolhimento do cliente, realizado pelos estagiários dos cursos de Direito e Psicologia da Univates. O objetivo é oferecer trabalho interdisciplinar, olhar ampliado e escuta sensível às demandas, proporcionando encaminhamento adequado para cada caso.

Quando: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Quem é atendido: comunidade economicamente carente que faz parte da Comarca de Lajeado (Lajeado, Sério, Forquetinha, Marques de Souza, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Progresso e Santa Clara do Sul). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail contato.sajur@univates.br.

Logo ods-16