Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mais de três mil pessoas são atendidas pelo Sajur em 2019

Postado as 11/12/2019 10:07:31

Por Júlia Amaral

O Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) atua na Comarca de Lajeado há 18 anos, possibilitando que alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, sob orientação técnica, realizem estágio curricular prestando atendimento jurídico e psicológico gratuito à comunidade economicamente carente. Em 2019, o Sajur atendeu mais de três mil pessoas e encaminhou 483 ações, como petições  iniciais, defesas e recursos, entre outros procedimentos nas áreas cível e criminal, o que envolveu 245 alunos. 

Conforme a coordenadora do Sajur, Marta Luisa Piccinini, houve uma pequena redução no número de atendimentos em 2019 em comparação ao ano anterior. Para a coordenação, a greve do Poder Judiciário, que durou mais de 50 dias é um dos principais motivos para isso. Nesse período, as movimentações processuais, que provocam um grande número de atendimentos, não ocorreram.

Tuane Eggers

O atendimento do serviço consiste na orientação jurídica às partes, conciliação de litígios, elaboração de peças processuais e administrativas, acompanhamento processual e participação em audiências. Com amplo espectro de atuação, o Sajur desenvolve atividades referentes ao exercício da cidadania de portadores de patologias, atua em questões atinentes ao direito civil - em especial ao direito de família -, além de agir em casos que envolvam violência doméstica e procedimentos relativos ao Juizado da Infância e da Juventude, entre outros.

“A contribuição social do Sajur é muito importante para o Vale do Taquari, pois facilita o acesso à Justiça, garantia constitucional às pessoas economicamente carentes e ao mesmo tempo também é o local de estágio dos estudantes do curso de Direito o que propicia melhor formação técnica e humanista e  profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho”, afirma Marta.

Atendimento

O primeiro atendimento é o acolhimento do cliente, realizado pelos estagiários dos cursos de Direito e Psicologia da Univates. O objetivo é oferecer trabalho interdisciplinar, olhar ampliado e escuta sensível às demandas, proporcionando encaminhamento adequado para cada caso.

Quando: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Quem é atendido: comunidade economicamente carente que faz parte da Comarca de Lajeado (Lajeado, Sério, Forquetinha, Marques de Souza, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Progresso e Santa Clara do Sul). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7038 ou pelo e-mail contato.sajur@univates.br.

Logo ods-16