Univates sedia 1º Congresso Internacional de Ambiente e Desenvolvimento

Postado as 09/01/2020 10:02:04

Por Lais Pontin Matos

A Universidade do Vale do Taquari - Univates sedia, desde quarta-feira, 08, as atividades do 1º Congresso Internacional de Ambiente e Desenvolvimento (Ciad). O evento objetiva promover discussões em torno de questões como a interdisciplinaridade, a produção de conhecimento científico, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e os saberes tradicionais. Participam do Congresso pesquisadores de universidades, escolas e empresas nacionais e estrangeiras.

Lais Pontin Matos

O evento científico, composto de rodas de conversa, apresentações orais e de pôsteres e conferências com palestrantes, é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates. Durante a programação, os participantes cujos trabalhos foram aprovados poderão apresentar os resultados de suas pesquisas acerca das temáticas em pauta no Congresso.

Roda de Conversa Espaço e Sociedade

Uma das atividades da programação do Ciad ocorreu no final da tarde de ontem. A roda de conversa Espaço e Sociedade foi ministrada pelo docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Walmir da Silva Pereira e mediada pelo vice-reitor da Univates, Carlos Cyrne. O evento ocorreu nas dependências do auditório do Prédio 07 da Instituição.

Lais Pontin Matos

Pereira iniciou a roda de conversa contextualizando e relacionando os conceitos de ambiência, desenvolvimento e registros indígenas. Ele explicou que, para conseguirmos articular esses três elementos em uma esfera comum, devemos enxergar a ciência por meio de uma perspectiva crítico-criativa e livre de certos paradoxos. Após a fala do docente, o público pôde tirar dúvidas e fazer contribuições a respeito da temática abordada.

A programação do Ciad segue até amanhã. Mais informações a respeito do Congresso podem ser obtidas pelo e-mail ciad@univates.br.

O ministrante

Walmir da Silva Pereira é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Estudos Históricos Latino-Americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atualmente, além de docente na Escola de Humanidades da Unisinos, exerce atividade profissional como sociólogo e antropólogo na Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.