Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

De janeiro a dezembro: um 2019 para ser comemorado

Postado as 13/01/2020 14:01:50

Por Liniker Duarte

Ana Luisa de Mattos

Quando se encerra um ano, junto finaliza-se um ciclo marcado por fatos inéditos, sonhos realizados, metas alcançadas, mudanças e aprendizados. Em meio a tantas histórias vividas e presenciadas durante o último ano, o Teatro Univates tem muito o que comemorar e relembrar.

Inaugurado em 2014, com mais de 10 mil metros quadrados de área construída e espaço para mais de 1100 espectadores, o Teatro Univates tornou-se referência arquitetônica, artística e cultural, levando o nome da cidade de Lajeado e região à rota das maiores atrações do país. Entre palestras, solenidades, shows e espetáculos, o Teatro teve em 2019 uma média de nove eventos por mês, totalizando mais de 100 atividades registradas e atraindo, entre janeiro a dezembro, mais de 75 mil espectadores.

Motivos para dividir o bolo

As velas do quinto aniversário foram sopradas em maio, quando a equipe técnica e administrativa do espaço comemorou o aniversário da casa e relembrou grandes nomes do cenário artístico que fizeram história neste palco. Nos primeiros cinco anos, o Teatro viveu momentos únicos. Thiago Lacerda, Cissa Guimarães, Gilberto Gil e Roupa Nova foram algumas das estrelas nos mais de quinhentos eventos realizados no período de 2014 a 2019. 

De janeiro a abril, com as formaturas de verão, eventos acadêmicos e culturais, mais de 20 mil pessoas já haviam transitado no palco do Centro Cultural, entre elas 750 alunos que receberam o tão sonhado diploma.

Liniker Duarte

 

Maio chegou com as energias renovadas. Monja Coen foi a responsável por compartilhar suas palavras de serenidade e positividade com as mais de 1100 pessoas presentes, se tornando uma das maiores palestras que já ocorreu no Teatro Univates.

Junho e julho foram meses de muitas emoções. Nesse período a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Ospa se apresentou pela terceira vez na Univates, lotando novamente o Teatro. O ator e bailarino de musicais Jarbas Homem de Mello trouxe ao palco um belíssimo show em homenagem a um dos maiores nomes da MPB, Belchior. Também nesse período contamos com a presença do comediante cearense Tirulipa e o embalo sonoro dos irmãos “Melim” que levou o público a cantar junto e em uma só voz os sucessos da banda carioca.

Agosto foi um mês marcado pelas formaturas de inverno e a vez de cerca de 500 formandos receberem o canudo, e também da presença dos comediantes gaúchos Guri de Uruguaiana e Nego Di. Além desses stand-up, o palco do Teatro também recebeu o atleta e medalhista olímpico Gustavo Borges para uma palestra motivacional sobre liderança e superação.

Ana Luisa de Mattos

Setembro foi o mês em que Lajeado recebeu um dos maiores shows cover do mundo da Adele, o Hello Adele Tribute, que encantou o público com a semelhança física, vocal e performática da artista Stephanie Lee com a cantora britânica. 

De outubro a dezembro, o Teatro recebeu eventos empresariais e acadêmicos, como a formatura da primeira turma de Medicina da Univates, além de quinze atrações culturais com nomes como Tom Cavalcante, Claudia Raia e Paula Toller, que encantaram os fãs com seu talento e energia. De todas as atrações de 2019, o destaque vai para os cinco eventos em que os ingressos se esgotaram rapidamente: “Ospa”, “Queen In Concert”, “Abba Mamma Mia”, ‘Cris Pereira Ponto Show” e “Monja Coen”.

Fatos e relatos

Ana Luisa de Mattos

O show tributo Queen in Concert foi um presente inesquecível para Diogo Sulzbach. O garoto ganhou de aniversário de nove anos o ingresso para assistir ao show junto com seu dindo Maiguel Werner.

 “Foi o meu primeiro show! Eu já tinha ido no Teatro para a Formatura do meu pai e depois da minha mãe. Mas o show foi diferente. Pude tirar foto com os cantores e me diverti muito!”. Diogo conhecia as músicas do Queen de ouvir em casa e ver vídeos no Youtube e viveu um dia inesquecível ao assistir essa performance ao vivo.

Divulgação

 

Além de prestigiar vários eventos em 2019, Kemily Monçani viveu um dos momentos mais especiais da sua vida no Teatro, a sua Formatura. No dia 24 de agosto ela colou grau no curso de Administração de Empresas. “A formatura é um dia muito esperado pela gente. Essa noite é singular por tantos motivos: é um dos nossos sonhos se tornando realidade, é um momento especial compartilhado com as pessoas que a gente ama e o fim de um ciclo que abre portas para vários outros. Sem dúvidas foi um dia memorável, de significado, coração acelerado e muita felicidade. Afinal foram cinco anos e meio revividos em segundos numa noite !”.

Divulgação

 

Ricardo Drehmer é morador de Capão da Canoa, mas sempre que vem visitar familiares na região aproveita para conferir a programação do Teatro. Este ano ele participou de três eventos: o musical ConSerto para 2, o tributo Queen in Concert e o Concerto de Natal com a Orquestra Jovem do Sesi. “Me surpreendi com a programação deste ano, principalmente com o musical da Cláudia Raia. Foram eventos que marcaram o meu ano! Não consegui estar em Lajeado em todos os eventos que gostaria, então termino o ano com um sabor de quero mais, esperando ansioso pelas atrações de 2020!”.

Ano novo, novas atrações

Três atrações culturais já estão confirmadas para o palco do Teatro Univates em 2020.

A abertura da temporada de espetáculos será com uma das damas da televisão e dramaturgia brasileira, a veterana dos palcos Nathália Timberg. A atriz de 90 anos traz à Lajeado o monólogo “Através da Íris”, retratando os pensamentos de um ícone pop contemporâneo —  a designer norte-americana Iris Apfel. Com sessão única, a peça será apresentada no dia 27 de março, às 20h. 

Para maio, a atração confirmada é do grupo brasileiro “Beatles 4Ever”, a primeira banda cover dos Beatles no Brasil. Também com apresentação única, o show ocorre dia 7 de maio, à 21h.

Em junho o palco recebe o romantismo e a poesia do cantor e compositor Oswaldo Montenegro. O show ocorre dia 5 de junho a partir das 20h30min. Os ingressos para todas as atrações já estão disponíveis na bilheteria do Teatro e também de forma online.