Univates é novamente selecionada para participar do Projeto Rondon

Postado as 07/02/2020 08:51:12

Por Elise Bozzetto e Vinicius Mallmann

O Projeto Rondon, uma ação do Governo Federal em conjunto com os governos estaduais e municipais, em parceria com as instituições de ensino superior, divulgou recentemente as instituições selecionadas. A Univates novamente participará do projeto, que visa à construção e à promoção da cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Neste ano, a ação levará voluntários para a região Nordeste do Brasil, na Operação Portal do Sertão, que ocorre entre os dias 16 de julho e 02 de agosto em 12 municípios do Estado da Bahia. Entre as 16 instituições de todo o País presentes no Conjunto A, a Univates ficou em 3º lugar, com nota 9,6. A classificação foi resultado da proposta apresentada , que contempla temas como saúde e bem-estar, educação e qualidade de vida, igualdade de gênero, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes.

Lucas Villela

Coordenadas pelas professoras Magali Quevedo Grave, do curso de Fisioterapia, Silvane Fensterseifer Isse, do curso de Educação Física, e Fabiane Olegário, do curso de Pedagogia, as atividades a serem realizadas pelos voluntários da Univates buscam contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional e consolidar o sentido de responsabilidade social, entendendo as diferentes realidades do País.

Para Magali, a experiência de participar do projeto é única. “Participei do Projeto Rondon como aluna do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) há 39 anos, na cidade de Boa Vista/RR. Durante as atividades tive experiências únicas que jamais irei esquecer. Estou muito feliz em voltar para o projeto, agora como professora”, salienta.

Saiba mais

O edital para seleção dos voluntários será divulgado em breve, no site univates.br. Poderão participar os estudantes de todos os cursos de graduação regularmente matriculados na Univates e que tenham concluído pelo menos 50% do curso. Serão priorizados os cursos que tenham afinidade com as atividades do Conjunto A.

Conheça o Projeto Rondon

Lucas Villela

O Projeto Rondon tem o propósito de reunir esforços para contribuir com o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliar o bem-estar da população. As ações são realizadas em regiões prioritárias de atuação, que necessitam de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a diretriz estratégica do projeto prioriza as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Em termos gerais, o Projeto Rondon objetiva contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional por meio de ações participativas sobre a realidade do País, consolidar o sentido de responsabilidade social e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Logo ods-3