Intercambistas são recepcionados na Univates

Postado as 13/02/2020 11:00:02

Por Júlia Amaral

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu nesta semana um grupo de 15 intercambistas da Colômbia, da Argentina e do México, que permanecerão na Instituição até o final do semestre. Entre eles estão três alunos que estenderam seu período de intercâmbio. Durante toda a semana os estudantes participam da Welcome Week, com atividades que buscam integrá-los não apenas à Univates, mas também à cultura do Rio Grande do Sul.

Júlia Amaral

Na manhã de quarta-feira, dia 12, todos os intercambistas receberam orientações sobre como utilizar os serviços oferecidos pela Instituição que o campus oferece, como o Complexo Esportivo e a Biblioteca. Além disso, escreveram textos para Cápsula do Tempo. Nessa carta, que será aberta somente ao final do semestre, era preciso relatar quais as expectativas para o período que passarão estudando na Univates.

Júlia Amaral

As colegas Laura Daza, Maria Paula Arrieta e Zadem Zhalih Pinto Portilla, são as primeiras da Universidad Pontificia Bolivariana, da Colômbia, a participar do intercâmbio na Univates. Estudantes de Engenharia Ambiental, as três já sabiam o que escrever para a Cápsula do Tempo. “Aqui temos a oportunidade de cursar disciplinas que não temos na Colômbia. Nossa expectativa é realizar pesquisas e até conseguir um estágio”, conta Laura. As colegas estão em Lajeado desde a última sexta-feira e já identificaram diferenças entre Brasil e Colômbia. “Aqui escurece muito tarde e o preço das frutas é muito caro”, brincam. Além da experiência universitária, elas destacam que querem viajar para conhecer os belos lugares do Sul do País.

Os estudantes da Univates que desejam fazer intercâmbio devem ficar atentos. O período de inscrições será de 26 de fevereiro a 09 de março. Para cursos técnicos, os destinos são Argentina, com uma vaga, e Portugal, com quatro vagas. Já para a graduação são mais de 100 vagas em 23 países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Inglaterra, Letônia, China, México, Peru, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai.