Iniciam atividades do Programa Institucional de Qualificação Docente 2020/A

Postado as 17/02/2020 13:42:59

Por Bruna Alves

Constantemente a Univates realiza atividades para qualificar seus professores. Algumas delas fazem parte do Programa Institucional de Qualificação Docente, promovido pela Pró-reitoria de Ensino por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP). Na terça-feira, dia 11, iniciaram as atividades do programa do semestre 2020/A.

Conforme Tiago Weizenmann, coordenador do Núcleo de Apoio Pedagógico, as atividades objetivam criar espaços de formação continuada para os professores da Univates, permitindo reflexões e novas possibilidades para a docência. “Investir e apostar no professor da Univates é uma das prioridades quando falamos no ensino de nossa instituição”, explica.

Bruna Alves

A abertura oficial ocorreu no Teatro Univates. Os professores foram recepcionados com um coquetel de boas-vindas. A programação da noite iniciou com a apresentação da Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates, uma parceria firmada em dezembro de 2019 e que significa a realização de um antigo sonho da Instituição. Com esse convênio, estudantes da educação básica e universitários poderão se unir pela música.

A pró-reitora de Ensino, Fernanda Storck Pinheiro, deu início às falas da noite e deixou sua mensagem aos presentes. Fernanda falou sobre o projeto de Personalização do Ensino, iniciativa que terá sua terceira etapa realizada neste ano, e ressaltou a importância da qualificação e do trabalho dos professores.

Na sequência, o diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Leonel José de Oliveira, falou sobre a semana acadêmica integrada 2020, que se chamará Crie Smart Cities e ocorrerá de 31 de agosto a 04 de setembro. O evento vai integrar as semanas acadêmicas dos Centros da Univates com atividades que vão discutir temáticas relevantes para nossa sociedade. Transformações tecnológicas, Governança nas cidades, Mobilidade urbana, Sustentabilidade e Qualidade de vida são os assuntos escolhidos para promover diálogos sobre as mudanças que queremos e como podemos colocá-las em prática.

Bruna Alves

Em seguida, o vice-reitor e presidente da Fuvates, Carlos Cyrne, compartilhou as novidades e desafios para o ano de 2020. Cyrne agradeceu pelo trabalho de todos e reforçou a importância do projeto de Personalização do Ensino como um diferencial para atrair mais alunos. “Tendo dinheiro a gente constrói qualquer coisa, mas somos nós e nossos alunos que fazemos isso acontecer. Pelo esforço de todos, somos o que somos”, salientou.

A conferência “Elogio do estudo” teve início por volta de 19h e foi ministrada pelo doutor Maximiliano Valerio López com mediação do professor Tiago Weizenmann. “O estudo hoje é uma questão muito vital, ele fala da nossa relação com o mundo”, afirma. López provocou reflexões sobre a diferença de estudar e aprender. “Quem aprende se empodera de algo. Quem estuda não necessariamente vai usar o conhecimento que adquiriu”, mas vai desenvolver uma relação profunda, de capricho e de cuidado com o mundo, explica.

O doutor também falou sobre o ritmo de vida das pessoas atualmente. Segundo ele, estamos sempre fazendo várias tarefas ao mesmo tempo e vivemos apressados. “Nos tornamos impacientes nos últimos anos, não podemos nunca estar em um só lugar. Temos uma espécie de fúria comunicativa”, refletiu.

Programa Institucional de Qualificação Docente

Além da conferência de abertura, oficinas e workshops ocorreram em diferentes turnos e horários nos dias 11 e 12 de fevereiro. O programa tem o objetivo de valorizar e qualificar o ensino na graduação, promovendo ações de formação inicial e educação continuada que possibilitem aos professores avançar no seu fazer e, consequentemente, oferecer aos estudantes melhores condições de aprendizagem, além de qualificar os docentes para o uso da extensão como meio para o desenvolvimento da aprendizagem dos discentes.