Clínica-Escola de Fisioterapia e Laboratório de Fisiologia do Exercício promovem oficina sobre Saúde Integral na Fibromialgia

Postado as 18/02/2020 10:44:39

Por Júlia Amaral

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade do Vale do Taquari - Univates, promove, no dia 20, uma oficina com o tema “Saúde Integral na Fibromialgia”. A oficina é alusiva ao fevereiro roxo, mês de conscientização sobre a fibromialgia, síndrome que ainda é pouco conhecida e causa, entre outros sintomas, dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas, formigamento nas extremidades do corpo. O evento acontece às 14h, na Clínica-Escola de Fisioterapia da Univates, no Prédio 13, ao lado do Prédio 16.

O evento abordará as questões relacionadas a exercício físico, alimentação, medicação, sentimentos, comportamentos, qualidade de vida etc., com foco no protagonismo do indivíduo no tratamento da doença, como também a importância do autocuidado. Para isso, serão realizadas dinâmicas, roda de conversa e práticas de cuidados em saúde com as profissionais dos serviços da Saúde Univates: Luciana Bortoli Sartori - Fisioterapeuta da Clínica-Escola de Fisioterapia, Jéssica Dornelles - Profissional de Educação Física do Lab. de Fisiologia do Exercício, Franciele Machado Wermann - Nutricionista do Ambulatório de Nutrição, Juliana Assmann - Farmacêutica da Farmácia-Escola e Denise Fabiane Polonio - Psicóloga do Serviço Especializado de Psicologia.

A discussão desse tema é importante, pois o tratamento da fibromialgia necessita de uma abordagem multiprofissional, com os objetivos de reduzir desconfortos físicos, melhorar a funcionalidade, autonomia pessoal e, consequentemente, a qualidade de vida
Coordenadora da Clínica-Escola de Fisioterapia, Luciana Bortoli Sartori

As vagas são limitadas e podem participar pessoas com diagnóstico de fibromialgia usuárias dos serviços da Saúde Univates e comunidade externa. Interessados devem contatar as profissionais dos serviços da Saúde Univates ou enviar e-mail para clinicadefisioterapia@univates.br