Univates oferece projeto de extensão em robótica educacional

Postado as 20/02/2020 08:18:45

Por Vinicius Mallmann

O projeto de extensão Robótica Educacional, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, chega ao seu 13º ano. Direcionado a escolas de educação básica, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, o projeto promove visitas, apresentações, participação em feiras, oficinas e a clássica Competição de Robótica. Interessados em participar das atividades do projeto devem entrar em contato pelo e-mail robotica@univates.br.

Divulgação

No ano passado mais de 600 alunos participaram de alguma atividade do projeto, como visitas a escolas e oficinas. O projeto de extensão Robótica Educacional, vinculado ao programa de extensão Ciências Exatas e Tecnológicas, é um dos mais de 30 projetos mantidos pela Univates.

Conforme o coordenador do projeto, professor Fabrício Pretto, a realização das oficinas é dividida em três momentos. “Quando uma escola demonstra interesse, entramos em contato para fazer o agendamento de uma visita, na qual realizamos a apresentação para os alunos e professores. Após isso, a escola marca um dia para vir à Univates participar das oficinas práticas, nas quais os estudantes são desafiados a montar e programar seus robôs. Por fim, as escolas que participaram são convidadas a disputar a Competição de Robótica, que ocorre durante o Technology Day”, comenta.

Divulgação

O projeto tem como objetivo promover a utilização da robótica como apoio educacional nas escolas, estimulando o engajamento dos estudantes da Univates que atuam como voluntários. Por meio de oficinas práticas e aplicadas, o projeto busca aperfeiçoar as habilidades dos estudantes da graduação e despertar o interesse dos alunos da educação básica pelas ciências exatas e tecnológicas.

Saiba mais

Além das atividades desenvolvidas pelo projeto nos últimos anos, será ofertado um conjunto de exercícios para turmas que já participaram da primeira oficina e desejam dar continuidade às práticas. “Para essa dinâmica serão propostos problemas de raciocínio lógico, matemática, física e interpretação de problemas, de acordo com a série em que os estudantes estão matriculados. Esses exercícios possibilitam que as turmas retornem diversas vezes à Univates para aprimorar seus conhecimentos. O foco das oficinas de continuidade é estabelecer forte relação entre teoria e prática fazendo uso da robótica como ferramenta”, finaliza Pretto.

Logo ods-4