Univates forma as primeiras turmas de cursos a distância da área de Gestão neste sábado

Postado as 03/03/2020 10:41:50

Por Júlia Amaral

“Já estou com saudade de estudar. É preciso ter muita disciplina, mas cada um se organiza de um jeito. Eu estudava de segunda a sexta, cada dia um conteúdo”, lembra a formanda em Gestão de Recursos Humanos a distância (EAD) Mayla Rodrigues. Sua formatura acontece no dia sete março, no Teatro da Univates, às 16h30min. Com intenção de seguir carreira como professora universitária, ela viu na graduação, modalidade a distância, da Universidade do Vale do Taquari - Univates uma forma de suprir as necessidades para alcançar seu sonho.

Divulgação

Mayla faz parte da primeira turma de Gestão de Recursos Humanos EAD a se formar na Univates. Assim como ela, quem integra outra turma pioneira nesse sentido é Fabrício Mateus Schulte, que se forma em Gestão de Micro e Pequenas Empresas no mesmo dia que Mayla. Fabrício dá destaque para os trabalhos em grupo, em componentes curriculares como o Projeto Integrador, em que é preciso organização e iniciativa para constituir o grupo. “No início é um pouco difícil, porque você não conhece ninguém. Então tem que se policiar mais, entender aquele módulo e pesquisar. Nós abríamos um documento de texto compartilhado online e cada um acrescentava as informações que encontrava. Os grupos de WhatsApp também ajudaram muito”, conta. No EAD, diferente da graduação presencial, os períodos são separados por trimestre. Ao todo, são oito módulos em que o estudante precisa ser aprovado. Os cursos superiores de tecnologia tem duração de dois anos.

Para Fabrício, a graduação já surtiu resultado. Ele iniciou a caminhada no ensino superior no curso presencial de Administração, mudou para o Gestão de Micro e Pequenas Empresas EAD e, antes mesmo da formatura, recebeu uma proposta de emprego para atuar em uma empresa da região, numa função mais estratégica e em na sua área de atuação. A futura tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos também faz parte da comissão de formatura. Mayla conta que a expectativa para a prova de toga era enorme. “Pensamos que poderia ser estranho, porque era a primeira vez que a turma se reunia presencialmente. Mas foi muito tranquilo, muito divertido mesmo”. Os alunos lembram que os motivos para optar pelo EAD são diversos, desde praticidade até questões financeiras, e que isso possibilitou que eles tivessem convívio com colegas de diferentes regiões do Estado.

Para homenagear, os alunos escolheram o professor Ivan Wenzel e a professora Bernardete Cerutti. A professora conta que aceitou o desafio de lecionar a distância com empolgação, mas sem saber como seria, já que é a primeira vez que atua nessa modalidade. “Tivemos boas surpresas ao longo dessa caminhada. Percebi que, com as videoaulas e tantos outros recursos tecnológicos disponibilizados pela Univates, eu poderia estar próxima dos alunos”, relata. “Podemos evidenciar que temos a mesma qualidade do presencial na modalidade a distância. O curso de Gestão de Recursos Humanos alcançou nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Isso mostra nosso empenho, dedicação e o perfil do nosso aluno, que se mostra ser muito organizado e cumpridor de prazos”, destaca.

Divulgação

Para a coordenadora dos cursos de Gestão, Angela Maria Haberkamp, o EAD possibilita também que o aluno fique mais à vontade para questionar. “Quando eu escrevo um e-mail, ninguém está me observando e isso pode ser muito bom para quem é mais tímido”, acrescenta.