DCE e DAs da Univates realizam feirinha em prol de Lívia Teles

Postado as 04/03/2020 14:06:51

Por Lais Pontin Matos

Divulgação

O Diretório Central de Estudantes (DCE), em parceria com os Diretórios Acadêmicos (DAs), da Universidade do Vale do Taquari - Univates promoverá no próximo domingo, 8 de março, à tarde, uma feirinha em prol de Lívia Teles, criança teutoniense que, aos quatro meses de vida, foi diagnosticada com Atrofia Medular Espinhal (AME) tipo 01.

As mercadorias comercializadas serão doadas por membros dos DAs da Univates. Interessados em doar qualquer produto devem contatar representantes do DCE ou dos DAs, que avaliarão os artigos e combinarão possíveis formas de entrega. O dinheiro arrecadado com a venda das mercadorias será destinado à menina, que precisa submeter-se a um tratamento médico nos Estados Unidos para curar-se da doença.

A feirinha acontecerá ao ar livre, no gramado em frente à Biblioteca da Instituição. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3714-7000, ramal 5404.

Programações para animar o dia

Além da feirinha em prol de Lívia Teles, outras atrações prometem agitar o campus da Univates no próximo domingo. A Biblioteca da Instituição estará aberta e funcionará normalmente. Haverá disponibilização de erva-mate e empréstimos de cangas, pallets e almofadas para quem quiser acomodar-se no gramado. As crianças também poderão desfrutar de um cantinho especial pensado especialmente para elas.

O que é AME tipo 01?

A AME tipo 01 é uma condição genética caracterizada pela degeneração dos neurônios motores da medula espinhal. Os pacientes que sofrem com a doença apresentam fraqueza, diminuição do tônus muscular e paralisia muscular progressiva. O medicamento Zolgensma, lançado nos Estados Unidos pelo laboratório Novartis, pode reverter o quadro de crianças portadoras de AME tipo 01 se aplicado antes de elas completarem dois anos de vida.