Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisa suscita reflexão sobre questões de gênero na Univates

Postado as 05/03/2020 09:11:25

Por Júlia Amaral e Nicole Morás

Diplomada em Licenciatura em História, Inauã Weirich Ribeiro ingressou no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates com a ideia de estudar gênero e currículo já que, como professora de Ensino Fundamental no Estado do Rio Grande do Sul, percebeu que determinadas violências que acontecem nas escolas estavam ligadas a questões de gênero, principalmente dos alunos com as professoras. “Não havia professores homens na escola e percebi que a desvalorização, geralmente, está mais associada à questão de gênero do que à profissão em si. Buscava compreender como as professoras poderiam lidar com as situações de violência de gênero”, explica ela.

Júlia Amaral

Ao fazer um levantamento sobre o tipo de pesquisa que havia nessa área, Inauã identificou investigações em torno das relações de gênero e currículo apenas em cursos de licenciatura. “Aparece nos cursos de Pedagogia e História, por exemplo, mas não se falava de nenhum outro profissional. Aí comecei a me questionar: como as instituições universitárias estão olhando para isso? Como estão pensando a formação de seus profissionais em geral, relacionado a gênero?”, comenta.

Foi na própria Univates que ela buscou a resposta. “Sabia que há o componente curricular de Temas Contemporâneos que aborda a temática, mas não é específica sobre esse assunto. Também ouvi falar de uma grupo de estudo e da Resolução 146 sobre a Política de respeito às individualidades em diferentes dimensões. Então eu sabia que tinha uma preocupação da Instituição, mas não havia uma abordagem pedagógica na estrutura curricular”, explica a mestra.

Ana Amélia Ritt

Inauã acrescenta que organizou o debate “Ciclo de Debates - O que podem os estudos de gênero na universidade?” e percebeu que os acadêmicos participantes reclamavam que não havia disciplinas sobre gêneros na sua graduação.

Mas conforme o ciclo foi acontecendo ela percebeu que o assunto surgia na fala dos estudantes como tema transversal nos cursos de graduação da Univates: num Trabalho de Conclusão de Curso, numa pesquisa, num debate em sala de aula - mesmo que não tenham uma disciplina específica, o tema aparece na formação desses profissionais e de diversas áreas. “Então não podemos dizer que os estudos de gênero não estão na formação pedagógica”, analisa ela. 

A partir disso, a ideia inicial era a realização de oficinas para propor uma organização curricular sobre estudos de gênero. Porém a Banca de Qualificação sugeriu que Inauã aproveitasse seus achados para contribuir com a discussão institucional sobre a temática. Foi assim que se delineou a investigação “Práticas de gênero no currículo da Univates: uma perspectiva arquivística e imoralista”, orientada pela professora Angélica Vier Munhoz e com coorientação da professora Priscila Pavan Detoni, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores, Estudos do Currículo e Avaliação do PPGEnsino.

Júlia Amaral

Para isso, a dissertação foi construída a partir do problema de pesquisa “De que modo o currículo da Universidade do Vale do Taquari – Univates vem performando práticas de gênero?”. O objetivo foi arquivar documentos institucionais que continham práticas de gênero; e arquivizá-los, ou, em outras palavras, dar visibilidade para as práticas de gênero da Univates. Como método, a mestra inspirou-se na genealogia de Friedrich Nietzsche e no arquivo de Michel Foucault, em que diferentes discursos são produzidos em meio a relações de saber-poder, de forma que estejam em constante proliferação e modificação.

Com isso, Inauã produziu um currículo imoralista, com o qual surgiram perguntas que podem levar a Univates a refletir sobre as suas práticas de gênero. Conforme Inauã, o currículo imoralista descrito foi composto pelos enunciados identificados em documentos digitais no site da Univates em relação aos seguintes discursos: política afirmativa, linguagem, binariedade sexo-gênero, maternidade, estados civis, família, violência de gênero, masculinidade, banheiros. “O currículo imoralista se caracteriza por problematizar a moral, de forma que ele possa ser descrito sem julgamento de valor em relação à norma vigente na sociedade. Os enunciados encontrados no arquivo foram organizados por meio de suas regularidades, suas repetições, com o intuito de visibilizar o modo como se proliferam, se modificam e compõem as práticas de gênero na Univates”, afirma ela.

Encontros de debate sobre gênero

Em setembro de 2019 iniciou o primeiro encontro do ciclo de debates “O que podem os estudos de gênero na universidade?”, que se estendeu até novembro. Os encontros, gratuitos e abertos ao público, eram compostos por seis atividades para o debate de pesquisas realizadas por acadêmicos da Univates. Além disso, o evento contava com a parceria do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM/CNPq), coordenado pela professora Angélica Vier Munhoz, e do Grupo de Estudos de Relações de Gênero, coordenado pela professora Priscila Pavan Detoni. Os temas foram: Mulheres imigrantes no Vale do Taquari/RS; Produção audiovisual, corpo e gênero; Mulheres negras, direitos civis e cinema e Corpo e gênero: experimentações.

Logo ods-5