Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Arte na Universidade acontece no dia 24 de março

Postado as 05/03/2020 16:47:15

Por Júlia Amaral

O evento Arte na Universidade chega a sua quarta edição em 2020. Neste ano, as oficinas acontecem no dia 24 de março, nos turnos da manhã e da noite. O evento, criado em 2016 para marcar o início das atividades da área de Artes na Univates, busca proporcionar uma experiência que estimule a percepção, a sensibilidade, a crítica, o conhecimento e a alteridade dos participantes, que podem ser professores, alunos e comunidade em geral. Exposições artísticas ligadas ao Arte na Universidade, feitas por alunos e funcionários, iniciam no dia 23 de março e seguem até 23 de abril.

O Arte na Universidade ajuda a desmistificar a ideia de que arte é algo distante, que está apenas no museu. No momento em que a arte passa por mim e eu entendo que ela faz parte da minha vida, eu me entendo melhor e percebo minha subjetividade
explica a professora organizadora do evento, Rosiene Haetinger.

Nicole Morás

Para ajudar a entender como essa temática está presente no cotidiano, algumas das atividades oferecidas durante o evento trabalham com artesanato e arte popular, como as oficinas de Arteterapia, Bordado Livre e Origami. Conforme a professora, os oficineiros são alunos e diplomados da Univates, além de professores e pessoas da comunidade. 

O evento pode ser proveitoso tanto para quem participa como ouvinte quanto para quem ministra as oficinas. “Vou participar porque desenvolve também as minhas circunstâncias internas”, expressa Laura Peixoto, jornalista e escritora responsável pela atividade “Caixinha da memória: oficina de escrita criativa”, que acontece no turno da noite. Ela explica que a atividade que vai ministrar “vai abordar afetos e dores que estão guardados em alguma região dentro de cada um”. Esta é a primeira vez que ela participa do Arte na Universidade. 

Em 2019, quase 50 atividades integraram a programação do evento, que contou com teatro, dança, música, exposições artísticas, saraus e oficinas. A área de Artes da Univates faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univates e permite que os estudantes tenham experiência com alguma área artística durante sua formação.