Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Central de Atendimento 24h para casos suspeitos de Coronavírus começa a funcionar

Postado as 17/03/2020 11:13:43

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado

Na manhã desta terça-feira, 17/03, aconteceu nova reunião do Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado. Participaram representantes da Prefeitura de Lajeado, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Bruno Born (HBB), UPA, Unimed, Univates e Defesa Civil.

Os temas abordados no encontro foram:

 

- Central de Atendimento 24 Horas

 

A partir desta terça-feira, 17/03, começa a funcionar no município uma Central de Atendimento 24 Horas para atendimento exclusivo de pessoas com suspeita de contaminação por coronavírus. Por este telefone, as pessoas com suspeita receberão orientações sobre como proceder. Os números da Vigilância para orientações: (51) 99571-3309 e 99911-3609.

 

Só devem ligar para os celulares, neste momento, pessoas que atendam os dois critérios abaixo: 

 

1) Pessoas que tenham retornado de viagem ao exterior nos últimos 14 dias ou tenham entrado em contado com alguém comprovadamente contaminado 

E que também tenha:

2) Febre medida a partir de 37,8°C e sintomas respiratórios como tosse ou falta de ar

IMPORTANTE: não use estes telefones para informações gerais sobre o vírus. As linhas precisam ficar disponíveis para quem realmente precisa. Se você tem dúvidas sobre o coronavírus, há telefones de informação:

136 – Ministério da Saúde

150 – Disque Vigilância do Estado do Rio Grande do Sul

 

Casos suspeitos em avaliação em Lajeado

Lajeado tem três novos casos suspeitos de contaminação por coronavírus em avaliação. Os exames foram coletados e encaminhados para exame em Porto Alegre. 

Quatro casos suspeitos já foram descartados em Lajeado.

O quadro atual no dia 17/03, às 9h30, é este: 

Casos notificados: 7

Casos descartados: 4

Casos em investigação: 3

Casos confirmados: 0

 

Orientações para transporte público e instituições de idosos

 

As empresas de transporte público e táxis que atuam no município estão sendo comunicadas formalmente para intensificarem os cuidados com a limpeza dos veículos, principalmente maçanetas, botões, encosto e apoio das cadeiras.

 

As chamadas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) também estão recebendo orientação específica para restringir as visitas e para intensificar da adoção de medidas de higiene, não compartilhamento de objetos e outras.

 

Receitas de medicamentos

 

Os postos de saúde foram orientados a estender a validade de receitas de medicamentos de uso contínuo por mais seis meses para os casos que precisariam ser renovados agora. O objetivo da medida é reduzir a necessidade de pessoas se deslocarem ao posto para buscar a nova receita.

 

Mais informações

Outras informações e orientações gerais sobre a situação do coronavírus em Lajeado podem ser acessadas em: http://bit.ly/CoronavirusLajeado