Univates inaugura primeiro Laboratório Cervejeiro do Estado

Postado as 19/03/2020 15:07:24

Por Lais Pontin Matos e Nicole Morás

Pioneiro no Rio Grande do Sul, o curso Técnico em Cervejaria 🍻 da Universidade do Vale do Taquari - Univates inaugurou o primeiro Laboratório Cervejeiro do Estado, instalado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). O espaço conta com equipamentos novos e modernos, com excelente tecnologia, que permitem aos alunos, a partir das aulas práticas, aprenderem sobre o processo cervejeiro, matérias-primas, parâmetros de controle e outras atividades inerentes à profissão.

Nicole Morás

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, destaca que a Instituição, por se posicionar como uma Universidade inovadora, investe em iniciativas únicas.

Nosso curso é o primeiro Técnico em Cervejaria do Rio Grande do Sul e, pelo que sabemos, somos a única Universidade com um Laboratório Cervejeiro, que será utilizado não só pelos estudantes, mas também para ajudar a melhorar processos, produtos e a formação de recursos humanos da área no Estado e em todo o Brasil
afirma Ney José Lazzari, reitor da Univates

A diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, professora Simone Stülp, salienta a oportunidade de conectar a atividade de cursos da Universidade com um ambiente de inovação como o Tecnovates. Já o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, comenta sobre a união da Universidade, entidades, empresas e poder público. “O Laboratório Cervejeiro é um dos passos que estamos dando na longa jornada para Lajeado ser referência em áreas estratégicas que começaram a ser definidas há dois anos: alimentos, saúde e automação industrial”, explica.

Na opinião do presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Diego Machado, é importante estar atento ao mercado da bebida no Estado. “Temos um mercado pujante, em crescimento. Mas também temos muitas cervejarias penando para crescer”, comenta. “Hoje eu afirmo que vale a pena ter uma cervejaria”, conclui.

Nicole Morás

Machado acrescenta que vê uma grande oportunidade de mercado no Vale do Taquari, ao contrário de outras regiões do Estado, que já estão saturadas.

Estou encantado com o campus e muito feliz em ver que, quando saímos da Capital, há muitas coisas boas acontecendo no interior. Vocês têm vontade, força e, agora, capacidade para produzir excelentes cervejas. É um momento propício para o lançamento do Laboratório Cervejeiro e eu só vi estrutura semelhante fora do país
afirma Diego Machado, presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM)

O Laboratório Cervejeiro já foi usado em novembro de 2019 pelos estudantes do curso e, de acordo com o coordenador do técnico, professor Mariano Rodrigues, também poderá ser utilizado pelo público. “Caso alguma cervejaria deseje testar uma nova receita, poderá usar o laboratório. Esse serviço irá agregar qualidade às cervejarias da região e do Estado”, afirma.