Trote Solidário destina 2,6 toneladas de alimentos para 173 famílias atendidas pelo Cras de Lajeado

Postado as 20/03/2020 09:45:20

Por Prefeitura de Lajeado

Nesta quarta-feira (18/03), a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) recebeu aproximadamente 2.600 quilos de alimentos arrecadados em ação do Trote Solidário. As doações serão destinadas para 173 famílias, que são acompanhadas pelos serviços das duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lajeado.

Em Lajeado, a campanha aconteceu no sábado, 14/03, quando os acadêmicos do curso de medicina da Univates arrecadaram cerca de 3.400 quilos de alimentos em diversos pontos da cidade. A ação ocorreu nos supermercados Imec dos bairros Centro, Florestal, Montanha e São Cristóvão, bem como no supermercado da Rede Super, na BR-386, no STR do bairro Centro e no Mercado Montanha. O Rotary Club de Lajeado - Engenho auxiliou na campanha, assim como os servidores da Sthas, que realizaram a abordagem, esclarecendo à comunidade o destino dos mantimentos e apoiando na logística.

"É importante se dedicar em prol da comunidade. Aliás, essa é a base da medicina. Grande parte da comunidade colaborou, algumas pessoas até nos agradeceram pela atitude. O trote solidário preenche lacunas do trote tradicional, promovendo ações e beneficiando os mais necessitados. Foi uma oportunidade incrível e bem gratificante", contou a aluna de medicina, Amanda Spezia, 26 anos.

A campanha do Trote Solidário é uma iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), por meio do seu Núcleo Acadêmico, e acontece em todo o Estado. É uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O objetivo é eliminar a violência nos trotes universitários e substituir o “trote sujo” por duas ações solidárias: a doação de sangue e a arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza.

Logo ods-2