Dicas de séries, filmes e livros para você curtir durante a quarentena

Postado as 27/03/2020 18:03:47

Por Lais Pontin Matos

Pedimos a alguns professores que lecionam aqui na Univates dicas de séries, filmes e livros que, se aproveitadas durante o período de quarentena, certamente manterão você entretido(a) e relaxado(a). Dê só uma espiadinha nas sugestões dadas por nossos docentes e divirta-se com elas:

Séries 📺

1) Grey's Anatomy (2005) 💉

Dica sugerida por Lydia Koetz Jaeger, professora do curso de Fisioterapia

O cotidiano fictício de um grupo de internos de Medicina do Grey Sloan Memorial Hospital foi apresentado ao público pela primeira vez em 2005. Desde então, Shonda Rhimes, a roteirista da série Grey’s Anatomy, vem criando histórias cativantes para personagens como Meredith (Ellen Pompeo), Derek (Patrick Dempsey) e Cristina (Sandra Oh), que experimentam rotineiramente as dores e as delícias de trabalharem em um grande e renomado hospital norte-americano. O seriado, que já conta com dezesseis temporadas, tornou-se um fenômeno de sucesso entre os telespectadores e a crítica especializada, tendo sido exibido em mais de vinte países.

O que vou estudar no curso de Enfermagem?

2) Black Mirror (2011) 📱

Dica sugerida por Fabrício Pretto, professor do curso de Engenharia da Computação

Também muito bem recebida pelo público e pela crítica, a série Black Mirror (2011) explora as más sensações que o excesso de tecnologia pode causar na vida humana. Os episódios do seriado apresentam histórias que, embora distintas, conectam-se justamente por retratarem sempre a mesma temática, veiculada aos impactos negativos da modernização no cotidiano.

Filmes 🎬

3) Escritores da Liberdade (2007) 📝

Dica sugerida por Edson Moacir Ahlert, professor do tecnólogo em Redes de Computadores

No filme, a jovem professora Erin Gruwell (Hilary Swank) chega para trabalhar em uma escola decadente dos Estados Unidos. Inicialmente, os alunos, corrompidos pela agressividade e violência do local no qual estão inseridos, demonstram rebeldia e pouca vontade de aprender. Com o passar do tempo, entretanto, a educadora consegue implementar diferentes métodos de ensino em suas aulas, fazendo com que os estudantes aceitem e absorvam o conhecimento e retomem a confiança em si mesmos.

4) Um Senhor Estagiário (2015) 💼

Dica sugerida por Denise Maria Zen Pretto, coordenadora do técnico em Administração

No filme, Ben Whittaker (Robert De Niro) é um viúvo que, após começar a desfrutar da merecida aposentadoria, percebe que o período de ócio não está lhe fazendo tão bem assim. Quando uma oportunidade de voltar à ativa aparece, o homem não a desperdiça: ele se torna estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido por Jules Ostin (Anne Hathaway), com quem acaba desenvolvendo uma bonita relação de amizade.

Livros 📚

5) Mulheres, Raça e Classe, de Angela Davis ♀️

Dica sugerida por Fernanda Storck Pinheiro, pró-reitora de ensino e professora do curso de Direito

O livro sugerido pela professora Fernanda traça um panorama histórico e crítico das principais implicações das lutas anticapitalista, feminista, antiracista e antiescravagista, expondo e enfatizando os dilemas contemporâneos que as mulheres enfrentam. A obra é considerada um clássico dos estudos de gênero, raça e classe.

6) O Último Turno, de Stephen King 😱

Dica sugerida por Adriane Pozzobon, professora do curso de Medicina

O último livro da trilogia Bill Hodges gira em torno da história e das ações de Brady Hartsfield, o diabólico Assassino do Mercedes, que está há cinco meses em estado vegetativo em um hospital. Contrariando as expectativas negativas dos médicos quanto ao seu estado de saúde, Brady consegue se recuperar parcialmente e, mesmo imóvel em seu leito, adquire capacidade e poderes suficientes para criar o caos e aterrorizar uma cidade inteira.